◘ A FANTASTICA COLEÇÃO DE AUTOMÓVEIS DE JAMES GLICKENHAUS.

 

James Glickenhaus nasceu em Nova Iorque, a 24 de Julho de 1950 e é conhecido, maioritariamente, por ser actor, produtor, financiador e director de filmes de Hollywood. James escreveu e produziu diversos filmes famosos, como o “O Exterminador” e “The Protector”, no último a personagem principal é protagonizada por Jackie Chan.
 
Mas tal como vários famosos, Glickenhaus tem uma veia “petrolhead”, tendo inclusive fundado a sua própria marca de automóveis, a 
Scuderia Cameron Glickenhaus. Além dos automóveis produzidos pela SCG, James Glickenhaus é detentor de uma enorme colecção de automóveis, maioritariamente da Ferrari, incluindo protótipos e modelos de competição.
 
Da colecção o automóvel que mais salta à vista é o Ferrari P4/5 by Pininfarina, um modelo único, construído pela Pininfarina com base num Enzo Ferrari, para o próprio James Glickenhaus. O design vai buscar inspiração aos automóveis de competição da Ferrari dos anos 60, nomeadamente ao Ferrari 330 P4. 

Este automóvel custou cerca de quatro milhões de dólares e foi apresentado no Concurso de Elegância de Pebble Beach, em 2006. O próprio Luca di Montezemolo, CEO da marca italiana na época, achou que este automóvel deveria ostentar o emblema da Ferrari, dando o nome oficial de Ferrari P 4/5 by Pininfarina.
 
Em 2009, Glickenhaus surgiu com a ideia de competir com o P4/5, nas 24h de Nurburgring de 2010, não transformando o automóvel original, mas sim construindo um novo exemplar, que se passou a chamar SCG P4/5 Competizione, tendo sido utilizado um Ferrari 430 Scuderia para a sua base. Este foi o primeiro automóvel construído pela Scuderia Cameron Glickenhaus, já que a Ferrari não quis o seu nome envolvido no projecto e assim, nasceu uma nova marca de automóveis.
 
Mas estes não são os únicos automóveis exclusivos de James, já que recentemente adquiriu o único exemplar do Ferrari 512S Modulo by Pininfarina, um automóvel construído pela carozzeria italiana, com base num chassis de um Ferrari 512S #27, apresentado no Salão de Genebra de 1970. Em 2012, James adquiriu-o à Pininfarina, efectuando um restauro profundo e tornando-o num automóvel completamente funcional, já que, apesar de ter o motor V12 montado, ele não tinha direcção, algo que foi aplicado.
 
Além destes, Glickenhaus tem mais modelos Ferrari. Um dos mais raros é o 159S Spyder Corsa, com o chassis nº2, de somente dois exemplares construídos em 1947, sendo actualmente o Ferrari mais antigo existente. Na colecção de Glickenhaus também é possível encontrar um Ferrari 412P, uma versão construída para as equipas privadas do 330 P4. 

Somente dois 412P foram originalmente construídos pela Ferrari, mas vários exemplares foram transformados a partir do 330 P4, pela própria marca. Outro modelo único é o Ferrari Dino Competizione by Pininfarina, que tal como o 512S Modulo, foi todo reconstruído, sendo totalmente funcional. 

Tem ainda um Ferrari 208 GTB Turbo de 1988, que pertenceu ao piloto Nino Vaccarella, tendo sido oferecido a este pelo próprio Enzo Ferrari. Tem um Ferrari Dino 2400 Spider de 1972 e um Ferrari F430 GT2 de competição. Não sendo um Ferrari original, tem também Piper P4 Replica DP003, uma réplica de um Ferrari 330 P4.
 
Para além dos modelos da marca italiana, Glickenhaus tem também modelos de outras marcas, nomeadamente americanas. Tem na sua posse um Ford GT40 MK IV J6 de 1967, o mesmo exemplar que ficou no quarto posto da geral nas 24h de Le Mans pelas mãos de Bruce McLaren e Mark Donohue. Este modelo está registado para circular na via pública e James já fez 50.000 milhas nele, desde 1999. 

O modelo que começou com a colecção foi o Lola T-70 de 1966, que ganhou várias provas no Cam-Am com a dupla Donohue/Penske. Este automóvel foi adquirido para um filme, mas James nunca mais o vendeu, tendo sido também transformado para poder circular na estrada.
 
Glickenhaus tem também uma colecção diversificada de modelos clássicos, como um Duesenberg J446 de 1932, um Stutz DV-32 de 1932 com motor de oito cilindros e dupla árvore de cames à cabeça e um mais recente Alfa Romeo 8C Competizione de 2008, que é quase um Ferrari com outras “vestes”. 

Para além destes, tem o Baja Boot de 1967, que pertenceu a Steve McQueen e que irá servir de inspiração a um modelo da SCG, com o mesmo nome.

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