James Glickenhaus nasceu em Nova Iorque, a 24
de Julho de 1950 e é conhecido, maioritariamente, por ser actor, produtor,
financiador e director de filmes de Hollywood. James escreveu e produziu diversos
filmes famosos, como o “O Exterminador” e “The Protector”, no último a
personagem principal é protagonizada por Jackie Chan.
Mas tal como vários famosos, Glickenhaus tem uma veia
“petrolhead”, tendo inclusive fundado a sua própria marca de automóveis, a Scuderia Cameron Glickenhaus. Além dos automóveis produzidos pela SCG, James Glickenhaus
é detentor de uma enorme colecção de automóveis, maioritariamente da Ferrari,
incluindo protótipos e modelos de competição.
Da colecção o automóvel que mais salta à vista é o Ferrari
P4/5 by Pininfarina, um modelo único, construído pela Pininfarina com base num
Enzo Ferrari, para o próprio James Glickenhaus. O design vai buscar inspiração
aos automóveis de competição da Ferrari dos anos 60, nomeadamente ao Ferrari
330 P4.
Este automóvel custou cerca de quatro milhões de dólares e foi
apresentado no Concurso de Elegância de Pebble Beach, em 2006. O próprio Luca
di Montezemolo, CEO da marca italiana na época, achou que este automóvel
deveria ostentar o emblema da Ferrari, dando o nome oficial de Ferrari P 4/5 by
Pininfarina.
Em 2009, Glickenhaus surgiu com a ideia de competir com o
P4/5, nas 24h de Nurburgring de 2010, não transformando o automóvel original,
mas sim construindo um novo exemplar, que se passou a chamar SCG P4/5
Competizione, tendo sido utilizado um Ferrari 430 Scuderia para a sua base.
Este foi o primeiro automóvel construído pela Scuderia Cameron Glickenhaus, já
que a Ferrari não quis o seu nome envolvido no projecto e assim, nasceu uma
nova marca de automóveis.
Mas estes não são os únicos automóveis exclusivos de James,
já que recentemente adquiriu o único exemplar do Ferrari 512S Modulo by
Pininfarina, um automóvel construído pela carozzeria italiana, com base num chassis de um Ferrari 512S #27, apresentado
no Salão de Genebra de 1970. Em 2012, James adquiriu-o à Pininfarina,
efectuando um restauro profundo e tornando-o num automóvel completamente
funcional, já que, apesar de ter o motor V12 montado, ele não tinha direcção,
algo que foi aplicado.
Além destes, Glickenhaus tem mais modelos Ferrari. Um dos
mais raros é o 159S Spyder Corsa, com o chassis nº2, de somente dois exemplares
construídos em 1947, sendo actualmente o Ferrari mais antigo existente. Na
colecção de Glickenhaus também é possível encontrar um Ferrari 412P, uma versão
construída para as equipas privadas do 330 P4.
Somente dois 412P foram originalmente construídos pela Ferrari, mas vários exemplares foram transformados a partir do 330 P4, pela própria marca. Outro modelo único é o Ferrari Dino Competizione by Pininfarina, que tal como o 512S Modulo, foi todo reconstruído, sendo totalmente funcional.
Tem ainda um Ferrari 208 GTB Turbo de
1988, que pertenceu ao piloto Nino Vaccarella, tendo sido oferecido a este pelo
próprio Enzo Ferrari. Tem um Ferrari Dino 2400 Spider de 1972 e um Ferrari F430
GT2 de competição. Não sendo um Ferrari original, tem também Piper P4 Replica
DP003, uma réplica de um Ferrari 330 P4.
Para além dos modelos da marca italiana, Glickenhaus tem
também modelos de outras marcas, nomeadamente americanas. Tem na sua posse um
Ford GT40 MK IV J6 de 1967, o mesmo exemplar que ficou no quarto posto da geral
nas 24h de Le Mans pelas mãos de Bruce McLaren e Mark Donohue. Este modelo está
registado para circular na via pública e James já fez 50.000 milhas nele, desde
1999.
O modelo que começou com a colecção foi o Lola T-70 de 1966, que ganhou
várias provas no Cam-Am com a dupla Donohue/Penske. Este automóvel foi
adquirido para um filme, mas James nunca mais o vendeu, tendo sido também
transformado para poder circular na estrada.
Glickenhaus tem também uma colecção diversificada de modelos
clássicos, como um Duesenberg J446 de 1932, um Stutz DV-32 de 1932 com motor de
oito cilindros e dupla árvore de cames à cabeça e um mais recente Alfa Romeo 8C
Competizione de 2008, que é quase um Ferrari com outras “vestes”.
Para além destes, tem o Baja Boot de 1967, que pertenceu a Steve McQueen e que irá servir de inspiração a um modelo da SCG, com o mesmo nome.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário