· Há mais de 20 anos que o congelado Lago Zell, nos Alpes austríacos,
recebe todos os anos um festival automóvel em honra de Ferdinand Porsche. E,
mesmo com a pandemia que todos vivemos no momento, a tradição continua, ainda
que sem público presente. Mas vamos recuar, para perceber de onde nasceu esta
ideia de fazer provas no gelo.
Os escandinavos utilizavam skis puxados por cães ou cavalos para se locomover.
Obviamente que, com o passar do tempo, este meio de transporte se tornou num
desporto, com o começo de competições organizadas. Os animais foram
substituídos por automóveis e motociclos e, em 1937, a primeira corrida nos
Alpes é organizada, num circuito construído para o efeito.
Organizada durante o rigoroso Inverno da zona, esta prova começou a trazer
muitos espectadores e a aumentar a sua popularidade. Passados 15 anos desde a
primeira corrida, a 10 de Fevereiro de 1952 foi organizada a Professor
Ferdinand Porsche Memorial Race, como forma de homenagear o fundador da
Porsche, falecido em 1951. Mas, durante os dias anteriores à prova, um forte
nevão assolou a zona, obrigando os organizadores a encontrarem um local seguro
para levar a cabo a prova. Ainda assim, vários foram os espectadores que
comparecerem, mesmo com as estradas praticamente intransitáveis. Antes do
início da corrida, um minuto de silêncio foi cumprido, como homenagem a
Ferdinand Porsche.
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Nesta época, a motorização da Áustria estava
ainda a dar os primeiros passos sendo, por isso, uma boa forma de promover os
automóveis e as motos. A Porsche também estava muito bem estabelecida, pois a
família Porsche tinha uma propriedade na zona e a primeira fábrica da marca, em
Gmund, situava-se a poucos quilómetros. O evento, que decorreu num pequeno
circuito de 1,8 km, ocorreu sem incidentes, com uma velocidade média mais
rápida de 57 km/h.
Em 1953 a Professor Ferdinand Porsche Memorial
Race voltou, com 48 participantes, vindos da Áustria e Alemanha, competindo ao
longo das 13 corridas, com os Porsche 356 a dominar o pelotão. A vitória na
categoria até 1500cc foi para o sobrinho de Ferdinand Porsche, Herbert Kaes,
que conduziu um Porsche 356. Em 1955, a classe foi ganha por Huschke von
Hanstein, que era o director desportivo da Porsche. A vitória à geral seria da
autoria de Otto Mathé, com uma velocidade média extraordinária de 97 km/h.
Mathé conduziu um automóvel idealizado pelo próprio, com base num Porsche, com
a alcunha de Fetzenflieger. Há que realçar o facto de Otto conduzir somente com
o braço e mão esquerdo, visto que um acidente de mota paralisou os membros
direitos. Em 1956, Huschke von Hanstein voltou, agora com um Porsche 550
Spyder, para tentar destronar Otto, mas não conseguiu.
As provas em Zell am See continuaram até 1974,
altura em que o limpa-neves que passava antes da prova, foi engolido devido à
pequena espessura do gelo, e o condutor acabaria por morrer afogado. O evento
teve de ser cancelado, e, durante anos, um capítulo importante do desporto
automóvel, estava encerrado.
Em 2019, Ferdinand Porsche Jr., juntamente com
Vinzenz Greger, voltaram a organizar a prova denominada GP Ice Race, agora no
aeródromo de Zell am See. Os eventos dos últimos dois anos tiveram um sucesso
incrível, com bastantes automóveis e muito público. Em 2021, devido às
restrições impostas pelo combate à pandemia do Covid-19, o evento ocorreu sem
público presente e foi dado o nome de Cold Star by GP. Para o próximo ano, um
evento melhor e maior está a ser planeado, para compensar o deste ano.
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