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Durante a última edição do salão Retromobile,
no stand da Kidston SA, reputada empresa no sector de clássicos
“muito-topo-de-gama”, de entre os vários Miura expostos um chamava a atenção
por todas a razões… e boas!
O chamado Miura “Millechiodi”, ou em português Mil
Pregos, cujo nome, ou alcunha neste caso, deriva do facto de todos os painéis
da carroçaria estarem unidos com rebites expostos, um pouco à semelhança do
celebre Miura Jota, construído por Bob Wallace enquanto piloto de testes da
marca transalpina, e dos SVJ, mais tarde construídos pela própria Lamborghini.
Mas
o que é o “Millechiodi”?
A partir de um Miura S, com o chassis nº4302,
Walter Ronchi, um fabricante de calçado de Turim e ex-proprietário do Jota,
comissionou a alguns antigos funcionários da Lamborghini, um substituto deste
último. Refira-se que o Jota tinha sofrido um acidente, tendo sido
irremediavelmente perdido. Talvez para colmatar a necessidade de emoções
fortes, Walter Ronchi decidiu levar as coisas um pouco mais além… pelo menos em
termos de motorização e estética. Não que o Jota tivesse algum problema neste
departamento, mas porque não levar o conceito um pouco mais além?
Assim o motor do “Millechiodi” foi dotado de veios
de excêntricos mais agressivos, um escape livre e todos os componentes móveis
do motor foram balanceados e aligeirados. Como se não bastasse, os cilindros
foram alargados, trazendo a capacidade dos 3929 cc originais para uns saudáveis
4100 cc.
Esteticamente, foram feitas algumas modificações
aerodinâmicas, salientando-se o generoso spoiler frontal, à semelhança do Jota,
e uma traseira completamente redesenhada.
Este Miura, que se encontra actualmente no Reino
Unido, foi alvo de um restauro total e brevemente estará disponível o vídeo,
que iremos apresentar aos nossos leitores em primeira-mão.
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