Fonte: Minghui.org
Durante a Segunda Guerra Mundial, os hospitais de campanha do Exército dos Estados Unidos ficaram cheios de soldados feridos. Devido ao clima quente, picadas de mosquitos e falta de medicamentos, a taxa de infecção cirúrgica e a taxa de mortalidade foram muito altas e a imunidade dos feridos também estava baixa.
Um dia, um médico tocou uma música que era cara aos soldados feridos. Surpreendentemente, depois de ouvir a música, as taxas de infecção e mortalidade diminuíram significativamente, e o tempo de cura necessário após cada operação cirúrgica também foi reduzido. Desde então, o povo americano reconheceu os efeitos curativos da música.
O carácter de “medicina” é derivado do carácter de “música”.
A música sempre desempenhou um papel importante na cultura tradicional chinesa, desde os tempos antigos. Zhu Zhenheng, um famoso médico da Dinastia Yuan (1279-1368), observou certa vez: “A música também é um remédio”. Na verdade, os caracteres chineses para música, medicina e tratamento compartilham a mesma origem e são muito semelhantes na escrita de ossos de oráculos antigos.
Foi gravado em Lüshi Chunqiu Guyuepian (Anais de primavera e outono sobre música antiga do Mestre Lü) porque, os primeiros dias do período tribal Taotang costumava ser nublados, o ar ficava estagnado e úmido, os cursos d’água congestionados não podiam fluir. As pessoas estavam deprimidas e preguiçosas, com músculos e ossos contraídos. Elas foram incentivadas a dançar para fortalecer seus corpos. O Imperador Amarelo também ordenou que Ling Lun e Rong Jiang lançassem doze sinos para harmonizar os cinco tons e tocar uma bela música antiga. Dizia-se que, antigamente, as pessoas usavam a dança e a música para curar doenças que faziam diminuir seus músculos e ossos devido à depressão e à estagnação.
O livro Shuo Yuan registrou histórias de Miaofu de uma tribo primitiva que tratava pacientes com instrumentos de sopro de bambu há 5.000 anos.
Bai Juyi, um conhecido poeta da Dinastia Tang, também escreveu esses versos em um de seus poemas: “Com a música que chega aos meus ouvidos, todas as coisas que incomodam meu coração desaparecem.”
O guqin tem sido tradicionalmente preferido por eruditos e literatos como um instrumento musical de grande sutileza e refinamento. “Quando um cavalheiro toca guqin, não é apenas por causa de seu som divertido, ajuda também aqueles que têm sucesso em suas carreiras a observar os assuntos de estado e aqueles que têm menos sucesso a se contentarem com seu destino.” Guqin não se trata de entreter os outros, mas de “entreter-se” para o cultivo de virtudes.
Efeito curativo da música
Os antigos chineses defendiam a opinião de que uma doença deveria ser tratada em sua origem. “Origem” refere-se a Yin e Yang, que são considerados a lei natural do universo, a origem de tudo e a força motriz fundamental para o crescimento cíclico e morte de todas as coisas na Mãe Natureza.
Foi escrito em Lüshi Chunqiu Dayue : A origem da música está no passado distante. É gerado em duliang (adequação), enraizado em Tai Yi (a origem de todas as coisas), do qual Liangyi (duas forças opostas) que deu origem ao Yin e Yang …… Em geral, a música apresenta a harmonia do céu e da terra, a mistura de Yin e Yang.
A música, que se considera ter origem no Tai Yi e transformada de Yin e Yang, corresponde aos cinco elementos do céu, às cinco estações da terra e aos cinco órgãos internos do homem. A música usa modulações sonoras externas regulares para reconciliar a harmonia Yin e Yang do corpo humano, a fim de alcançar o equilíbrio de Yin e Yang e se adaptar ao estado natural de harmonia entre o homem e a natureza.
De acordo com Huangdi Neijing Suwen (O Clássico da Medicina do Imperador Amarelo Suwen) : O céu tem cinco tons, correspondendo aos cinco órgãos internos do homem: baço – gōng, pulmão – shāng, fígado – jué, coração – zhǐ, rim-yǔ. Com base na compreensão de tais relações, as pessoas nos tempos antigos usavam a música para influenciar e regular a vitalidade dos cinco órgãos internos.
Os cinco tons, gōng, shāng, jué, zhǐ, yǔ, correspondem a do, ré, mi, sol, la na música ocidental. O tom alegre, correspondendo ao baço humano, é suave e gentil; o tom shāng, correspondente aos pulmões humanos, é rápido e claro; o tom jué, correspondente ao fígado humano, é ressonante e prolongado; o tom zhǐ, correspondente ao coração humano, é apaixonado e penetrante; yǔtone, correspondente ao rim humano, é bom e poderoso. Ao ouvir essa música, as emoções das pessoas, o ritmo dos tons e as vibrações dos cinco órgãos internos podem efetivamente regular o espírito das pessoas e suavizar os meridianos.
Música boa e elegante retifica a mente
A peça musical “Yangchun Baixue” (neve da primavera) para guqin por Shi Kuang (um renomado mestre da música) durante o período da primavera e do outono é considerada uma peça executada por fadas sob a ordem do Imperador dos Céus. Depois que Shi Kuang ouviu a música, ele a simulou e escreveu.
De acordo com a “notação mágica secreta” da partitura guqin, “Yangchun” (primavera ensolarada) é uma melodia baseada no tom gōng, enquanto “Baixue” (neve branca) é uma melodia tom shāng. As melodias de tom alegre são geralmente elegantes e profundas, enquanto as melodias de tom alegre apresentam força dentro da doçura, destacando um sentimento lírico e triste, ao mesmo tempo que demonstram um temperamento correto e determinado. “Yangchun” simboliza que todas as coisas apreciam a chegada da primavera, ensolarada com uma brisa suave, e a graça desinteressada do Céu para todas as coisas e seres; enquanto “Baixue” (neve branca) se refere ao espírito nobre e imponente da neve e do bambu, o que implica as grandes virtudes da Terra.
Em Yue Ji é dito que música é alegria, e qin e se (instrumentos musicais) agradam a mente; a música indica impressões produzidas por coisas externas e é avaliada para o cultivo de virtudes; a música é usada para nutrir a mente e, portanto, a essência da vida é mantida em um equilíbrio harmonioso.
Portanto, os antigos reis sábios criaram a etiqueta e a música não para satisfazer os desejos egoístas de prazer sensual, mas para limpar o mal nas mentes das pessoas, expulsar seus pensamentos sujos e trazer à tona a boa natureza com a qual nasceram para que pudessem não se extraviar por desejos seculares e pudesse retornar ao caminho reto traçado para a humanidade. Novas condições materiais sempre dariam origem a novos desejos, embora os objetos externos nunca possam enriquecer verdadeiramente a mente.
Música desmoralizante incentiva a indulgência
De acordo com o Grand Historical Records Yueshu , quando o duque Ling foi visitar o duque Ping de Jin, ele ouviu o som de guqin tocando no meio da noite no curso superior do rio Pu, então pediu a Shi Juan para aprender e anotar. Depois de chegar ao estado de Jin, o duque Ling pediu a Shi Juan para tocá-la para o duque Ping de Jin.
No entanto, Shi Kuang segurou as cordas para parar Shi Juan e disse: “Este é o som de um estado condenado e você não deve tocá-lo. Esta é a música que Shi Yan criou para o imprudente Rei Zhou (o último governante dissoluto de Shang). Depois que o rei Wu derrotou o rei Zhou, Shi Yan fugiu para o leste. Ele pulou no rio Pu e se afogou. Qualquer estado que escuta essa música vai ter sua força enfraquecida ”.
O duque Ping de Jin não acreditou nele e insistiu em ouvir a melodia. Ele também ordenou que Shi Kuang tocasse a música em um tom ainda mais triste. Shi Kuang tentou dissuadi-lo de ouvir a música triste, mas sem sucesso.
Assim que Shi Kuang começou a tocar a peça, um bando de grous negros se reuniu no pátio. Enquanto ele continuava a tocar, os grous negros esticaram o pescoço e gritaram alto enquanto abriam as asas e dançavam.
Duke Ping ficou encantado e queria que a música fosse tocada com uma melodia ainda mais triste, então ordenou que Shi Kuang a tocasse novamente. Shi Kuang tentou novamente impedir que o duque ouvisse aquela música. Mas o duque pensava que já era um homem velho e que não importava que música ouvisse. Shi Kuang não teve escolha a não ser tocá-la novamente. Ao tocá-la, nuvens brancas apareceram no horizonte noroeste, um vento forte começou a soprar e começou a chover. As telhas voaram dos telhados e as pessoas correram para salvar suas vidas. O duque Ping ficou apavorado e deitou-se de bruços no meio da varanda. Depois disso, uma forte seca ocorreu em Jin e nada cresceu por três anos.
Música boa e elegante tem um impacto positivo nas pessoas e na sociedade. Em um sentido estrito, tal música pode cultivar os sentimentos e o caráter das pessoas, fomentar nobres aspirações e moralidade e prolongar a vida. De uma perspectiva mais ampla, pode ajudar a governança de um país e educar a população, a fim de garantir a paz para o povo e a prosperidade do país.
Pelo contrário, a música baixa e muito sensual pode confundir a mente das pessoas com emoções distorcidas, fomentando a luxúria e a indulgência sexual, o que prejudicaria o corpo e causaria danos ao país. Por exemplo, a música rock moderna produz sons altos e caóticos. Ao ouvir essa música, as pessoas tendem a se entregar a emoções e desejos e perder o controle de suas mentes. Não surpreendentemente, um grande número de músicos de rock se entrega a drogas, incesto e tende a morrer jovem.
Diz-se que nos tempos antigos, depois que Confúcio ouviu a música “Shao” no estado de Qi, ele ficou tão cativado por ela que não conseguiu distinguir o sabor da carne por três meses. Acreditava-se que a música elegante e correta era capaz de retificar a mente, ajudando as pessoas a deixar de lado os desejos seculares e a cultivar suas virtudes. Isso também é verdade no mundo de hoje.
Bênçãos da música do Falun Dafa
Existem inúmeras histórias verdadeiras sobre como bebês nascidos com perda auditiva restauraram sua capacidade auditiva depois de ouvir a música do Falun Dafa. Apresentamos alguns deles a seguir.
O neto de um praticante do Falun Dafa nasceu em abril de 2018. Quando o bebê nasceu, ele tinha uma pequena fenda no palato superior e sua língua era mais curta do que o normal, tornando difícil para ele sugar o leite. Seu pescoço também era curto, e a frente do pescoço estava quase coberta pelo queixo duplo. Mais sério, o bebê não conseguia ouvir. Os médicos sugeriram uma operação para corrigir sua audição e disseram que ele também precisaria de mais operações para outros problemas. Toda a família estava profundamente preocupada.
O praticante do Dafa e sua filha (também praticante) tocavam as músicas do Dafa “Pudu” e “Jishi” para o bebê com um tocador de MP3 todos os dias e recitavam sinceramente “Falun Dafa é bom” e “Verdade-Compaixão-Tolerância é bom” com o bebê nos braços.
Dois meses depois, o bebê acordou com um trovão e começou a chorar. Foi levado ao hospital para um check-up aos quatro meses de idade, os exames mostraram que sua audição estava normal e não houve necessidade da operação sugerida acima. Aos dez meses, o bebê foi submetido a um pequeno procedimento para correção da fenda na boca.
Ele agora tem quase dois anos. A criança pode falar palavras simples, comer e beber sozinha. Ele é realmente um menino feliz e alegre.
Um estudante do ensino médio em Pequim relembrou: “Nasci prematuramente com órgãos subdesenvolvidos. O hospital convenceu meus pais a desistirem de mim e eles concordaram. Mas minha avó praticava o Falun Dafa e se recusava a aceitar o conselho do hospital … No final, abençoada pela graça ilimitada do Mestre do Falun Dafa, ouvindo a bela música do Dafa “Pudu” e “Jishi”, eu não apenas voltei de estar à beira da morte, mas também me tornei um jovem bonito e saudável”.
Falun Dafa é uma prática de cultivo de alta virtude da escola Buda, que orienta os praticantes a cultivar sua mente e caráter por meio das características universais superiores de Verdade-Compaixão-Tolerância. Por meio do autocultivo, os praticantes tornam-se mais tolerantes com os outros quando surgem conflitos e aprendem a ter consideração pelos outros em sua conduta. Complementado por cinco séries de exercícios suaves, os praticantes têm sua mente e corpo constantemente purificados à medida que progridem no cultivo e se tornam com as características do universo de forma gradual.
A música criada por praticantes do Dafa que cresceram por meio do cultivo contém energia positiva poderosa e compassiva, que pode eliminar as substâncias nocivas. Os fatos mostram que quem escuta esse tipo de música se beneficia tanto física quanto mentalmente. As frases “Falun Dafa é bom” e “Verdade-Compaixão-Tolerância é bom” conectam-se diretamente com a energia positiva do universo e podem ajudar as pessoas a afastar o mal, escapar de pestes, evitar desastres e mudar as situações difíceis do passado.
https://tierrapura.org/br/2021/06/13/da-musica-a-medicina-a-musica-virtuosa-e-graciosa-tem-efeitos-milagrosos-de-cura/
Nenhum comentário:
Postar um comentário