Os Ferrari 250 foram dos modelos mais importantes para a marca italiana, ao conjugar tudo aquilo que era aplicado na competição, nos modelos de estrada e nas mais diferentes vertentes e carroçarias, como os melhoramentos dos sistemas de travagem, suspensão do motor, assim como da aerodinâmica, dando à Ferrari um grande nome no mercado dos automóveis desportivos e GT.
O modelo 250 GT Berlinetta Competizione evoluiu directamente dos 250 MM, um automóvel de competição com bastante sucesso na Europa e nos EUA, que tinha sido lançado em 1952.
A construção do 250 GT Berlinetta Competizione tinha por base o chassis Tipo 508 do 250 Europa GT, com uma distância entre eixos de 2.600mm, onde era montado o motor Colombo V12 Tipo 112.
No total, apenas seis chassis 250 GT Berlinetta Competizione foram produzidos. Desses apenas três receberam carroçarias de desenho da Pininfarina, na época ainda com o nome separado.
Estes tinham uma aerodinâmica mais apurada, similar ao 375 MM Berlinetta, e alguns dos seus apontamentos estilísticos seriam aplicados no 250 GT SWB. Estes 250 GT Berlinetta Competizione serviram, acima de tudo, para testar o modelo seguinte, o 250 GT Berlinetta “Tour de France”.
O exemplar presente neste artigo de 1955, com o chassis número 0385 GT, teve uma vida bastante atarefada e tem como elemento único a ausência de tampa da bagageira, na traseira.
Após terminada a sua construção e pintado na cor Argento, seria posto em exposição no Salão de Turim de 1955. Foi adquirido por Luigi Bertett, presidente do Automobile Club de Milão. Em 1964, foi vendido para a cidade de Atenas, na Grécia, onde um ano depois sofreu um grande acidente.
Após esse acontecimento, ficou guardado por dez anos, até ser descoberto pelo americano Stephen Barney, que vivia em Roma. Este adquiriu o automóvel e enviou-o para as instalações da Ferrari, onde foi elaborado um restauro em 1977.
O 250 GT Berlinetta Competizione seria envia para o EUA, onde Barney o manteve na sua colecção privada até ser vendido a Brian Brunkhort, em 1983. Posteriormente, passou por proprietários da Alemanha, Japão e Reino Unido, até ter chegado à Guikas Collection.
No passado dia 19 de Novembro, foi levado a leilão pela RM Sotheby’s, num evento organizado no Circuito de Paul Ricard, em França, sendo vendido por 6.192.500 euros, um valor um pouco abaixo das espectativas iniciais.
Este exemplar conta ainda com o certificado da Ferrari Classiche.
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