FERRARI 250 GT BERLINETTA COMPETIZIONE ► LEILOADO POR MAIS DE SEIS MILHÕES DE EUROS.

 

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Os Ferrari 250 foram dos modelos mais importantes para a marca italiana, ao conjugar tudo aquilo que era aplicado na competição, nos modelos de estrada e nas mais diferentes vertentes e carroçarias, como os melhoramentos dos sistemas de travagem, suspensão do motor, assim como da aerodinâmica, dando à Ferrari um grande nome no mercado dos automóveis desportivos e GT.

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O modelo 250 GT Berlinetta Competizione evoluiu directamente dos 250 MM, um automóvel de competição com bastante sucesso na Europa e nos EUA, que tinha sido lançado em 1952. 

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A construção do 250 GT Berlinetta Competizione tinha por base o chassis Tipo 508 do 250 Europa GT, com uma distância entre eixos de 2.600mm, onde era montado o motor Colombo V12 Tipo 112.

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No total, apenas seis chassis 250 GT Berlinetta Competizione foram produzidos. Desses apenas três receberam carroçarias de desenho da Pininfarina, na época ainda com o nome separado. 

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Estes tinham uma aerodinâmica mais apurada, similar ao 375 MM Berlinetta, e alguns dos seus apontamentos estilísticos seriam aplicados no 250 GT SWB. Estes 250 GT Berlinetta Competizione serviram, acima de tudo, para testar o modelo seguinte, o 250 GT Berlinetta “Tour de France”.

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O exemplar presente neste artigo de 1955, com o chassis número 0385 GT, teve uma vida bastante atarefada e tem como elemento único a ausência de tampa da bagageira, na traseira. 

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Após terminada a sua construção e pintado na cor Argento, seria posto em exposição no Salão de Turim de 1955. Foi adquirido por Luigi Bertett, presidente do Automobile Club de Milão. Em 1964, foi vendido para a cidade de Atenas, na Grécia, onde um ano depois sofreu um grande acidente.

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Após esse acontecimento, ficou guardado por dez anos, até ser descoberto pelo americano Stephen Barney, que vivia em Roma. Este adquiriu o automóvel e enviou-o para as instalações da Ferrari, onde foi elaborado um restauro em 1977.

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O 250 GT Berlinetta Competizione seria envia para o EUA, onde Barney o manteve na sua colecção privada até ser vendido a Brian Brunkhort, em 1983. Posteriormente, passou por proprietários da Alemanha, Japão e Reino Unido, até ter chegado à Guikas Collection.

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No passado dia 19 de Novembro, foi levado a leilão pela RM Sotheby’s, num evento organizado no Circuito de Paul Ricard, em França, sendo vendido por 6.192.500 euros, um valor um pouco abaixo das espectativas iniciais. 

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Este exemplar conta ainda com o certificado da Ferrari Classiche.

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