SHELBY COBRA 427 S/C COM CARROÇARIA CONSTRUIDA EM 'COBRE' ESTÁ Á VENDA.

Hoje em dia, várias são as marcas de automóveis que olham para o passado com bastante orgulho e vêm nele uma forma de capitalizar algo mais, com a construção de “novos” clássicos, designados de “Continuation Series”. 

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Carroll Shelby foi dos primeiros, se não mesmo o primeiro, a produzir “novos” clássicos, tudo porque, após o término da produção do Shelby Cobra, várias foram as empresas que continuaram o legado com a construção de réplicas.

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Assim, Shelby iniciou a construção de novos Cobra nos anos 90, com as especificações da época, mas com alguns melhoramentos.

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A primeira série destes novos Cobra são conhecidos por CSX4000, devido aos seus números de chassis começarem por “CSX4”. Foi o próprio Carroll Shelby que esteve à frente do projecto, com os primeiros chassis produzidos na McCluskey Ltd


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Estes primeiros novos Cobra poderiam vir com carroçaria em fibra de vidro ou em alumínio. No entanto, existia a possibilidade de ser encomendada uma carroçaria em bronze ou em cobre, apesar de isto aumentar bastante o preço e complexidade. 

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Estas carroçarias especiais eram produzidas na Kirkham Motorsports. 

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Este Shelby Cobra 427 S/C, com o chassis CSX4602, tem a particularidade de ter a carroçaria construída inteiramente em cobre, todo moldado à mão, utilizando apenas as ferramentas tradicionais, sem dúvida uma obra de arte. 


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Para o acabamento ficar ainda mais soberbo, o cobre foi todo polido. O exterior é colmatado com umas jantes da Halibrand de 15” de aperto central, envoltas em pneus Goodyear Eagle.

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De baixo do capot está o motor V8 427 FE, produzido na Carroll Shelby Engine Company, de 7,7 litros de cilindrada, com alguns melhoramentos para a debitar 550cv e 786Nm de binário.

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Entre as alterações, tem uma cambota mais resistente, pistões da Mahle, roletes hidráulicos, cabeça em alumínio da Shelby e colector em alumínio, também da Shelby, onde é montado o carburador Holley Hardcore 850HP Double Pumper. 


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A potência é enviada para as rodas traseiras através de uma caixa de cinco velocidades manual. 

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Este colosso americano tem um peso de apenas 1088 kg.


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Para quem gostar de adicionar esta peça rara à sua colecção, a RM Sotheby’s tem disponível para venda imediata, com um preço de 475 mil dólares, cerca de 398.400 euros.

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