O Austin-Healey 100 foi o primeiro modelo produzido pela marca britânica, com a produção a iniciar-se em Maio de 1953 e tinha como base o chassis do Austin A90 Atlantic.
O nome 100 proveio da sua velocidade máxima de 100mph, cerca de 160km/h. No total, cerca de 14.600 exemplares foram produzidos do Austin-Healey 100, ao longo de duas séries, a BN1 e a BN2.
Os modelos BN1 recebiam a mecânica igual ao Austin A90, o motor de quatro cilindros em linha de 2,7 litros de cilindrada e 90cv, acoplado a uma caixa manual de três velocidades, mas aqui alterada para ser equipada com overdrive na segunda e terceira velocidade.
Em Agosto de 1955, a série BN1 foi substituída pela BN2, já equipado com uma caixa de quatro velocidades, com overdrive nas duas velocidades mais altas.
Agora, o Austin-Healey 100 vai retornar, através da Caton, que irá efectuar um restomod a 25 exemplares, com um preço final a rondar o meio milhão de euros.
O objectivo da Caton é juntar a elegância do modelo original, com a qualidade da construção moderna, assim como adicionar alguma tecnologia do século XXI.
A Caton escolheu utilizar em todos os seus restomods o Austin-Healey 100 da série BN1, por ser o mais autêntico e mais fácil de melhorar.
A nível mecânico, a Caton entrou em parceria com a JME Healeys, para melhorar as performances do motor de quatro cilindros em linha, sendo todo calibrado e com um peso mais baixo.
A cilindrada aumentou para os 3,0 litros, com a alteração da cambota e pistões.
A potência passou para os 187cv, quase mais 100cv do que o modelo original, com a adição de uma árvore de cames com maior abertura, dois carburadores H8 e as aberturas de admissão na cabeça foram alargadas.
A caixa de velocidades original foi substituída por uma moderna de cinco velocidades.
A suspensão já era boa para a época e sofreu poucas alterações. Já a travagem teve de ser melhorada, com travões de disco ventilados na frente, com pinças de quatro pistões e discos sólidos na traseira com pinças de três pistões.
Ainda assim, não foi instalado nenhum sistema de ABS, para não descurar o conceito original.
O interior viu a sua qualidade aumentar, com a adição de pele e uma nova pedaleira da AP Racing, sendo agora possível sentar condutores mais altos.
Exteriormente, o desenho foi ligeiramente aperfeiçoado, recebendo uma nova grelha, para-choques removidos e novos painéis de alumínio formados à mão na roda inglesa.
A apresentação do Austin-Healey 100 by Caton irá ocorrer no Salon Privé, em Londres, de 21 a 23 de Abril, com a produção a iniciar-se em breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário