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► CATON REINTERPRETA O AUSTIN-HEALEY 100 COM UM RESTOMOD.

 

A Austin-Healey, fundada em 1952, nasceu de uma parceria entre a Austin e Donald Healey, para a produção de automóveis desportivos. 

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A produção de automóveis Austin-Healey durou até 1972, após a saída de Donald Healey em 1968, para se juntar à Jensen Motors.

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O Austin-Healey 100 foi o primeiro modelo produzido pela marca britânica, com a produção a iniciar-se em Maio de 1953 e tinha como base o chassis do Austin A90 Atlantic. 
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A carroçaria foi desenhada por Gerry Coker e o chassis por Barry Bilbie. 
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As carroçarias foram produzidas na Jensen Motors e eram enviadas para a fábrica da Austin para receber os componentes mecânicos da marca. 
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O nome 100 proveio da sua velocidade máxima de 100mph, cerca de 160km/h. No total, cerca de 14.600 exemplares foram produzidos do Austin-Healey 100, ao longo de duas séries, a BN1 e a BN2.
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Os modelos BN1 recebiam a mecânica igual ao Austin A90, o motor de quatro cilindros em linha de 2,7 litros de cilindrada e 90cv, acoplado a uma caixa manual de três velocidades, mas aqui alterada para ser equipada com overdrive na segunda e terceira velocidade. 
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1. Healey by Caton launched today
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Em Agosto de 1955, a série BN1 foi substituída pela BN2, já equipado com uma caixa de quatro velocidades, com overdrive nas duas velocidades mais altas. 
breve.

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Além disso, as cavas das rodas são maiores, o eixo traseiro é diferente e poderia vir pintado com duas cores. 
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A produção ocorreu até Julho de 1956.
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Agora, o Austin-Healey 100 vai retornar, através da Caton, que irá efectuar um restomod a 25 exemplares, com um preço final a rondar o meio milhão de euros. 

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O objectivo da Caton é juntar a elegância do modelo original, com a qualidade da construção moderna, assim como adicionar alguma tecnologia do século XXI. 

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A Caton escolheu utilizar em todos os seus restomods o Austin-Healey 100 da série BN1, por ser o mais autêntico e mais fácil de melhorar.

A nível mecânico, a Caton entrou em parceria com a JME Healeys, para melhorar as performances do motor de quatro cilindros em linha, sendo todo calibrado e com um peso mais baixo. 

A cilindrada aumentou para os 3,0 litros, com a alteração da cambota e pistões. 

A potência passou para os 187cv, quase mais 100cv do que o modelo original, com a adição de uma árvore de cames com maior abertura, dois carburadores H8 e as aberturas de admissão na cabeça foram alargadas. 

A caixa de velocidades original foi substituída por uma moderna de cinco velocidades.

A suspensão já era boa para a época e sofreu poucas alterações. Já a travagem teve de ser melhorada, com travões de disco ventilados na frente, com pinças de quatro pistões e discos sólidos na traseira com pinças de três pistões. 

Ainda assim, não foi instalado nenhum sistema de ABS, para não descurar o conceito original.

O interior viu a sua qualidade aumentar, com a adição de pele e uma nova pedaleira da AP Racing, sendo agora possível sentar condutores mais altos. 

Exteriormente, o desenho foi ligeiramente aperfeiçoado, recebendo uma nova grelha, para-choques removidos e novos painéis de alumínio formados à mão na roda inglesa.

A apresentação do Austin-Healey 100 by Caton irá ocorrer no Salon Privé, em Londres, de 21 a 23 de Abril, com a produção a iniciar-se em breve.

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