► COMO RAMSÉS II SE TORNOU O MAIOR FARAÓ DO EGITO.

 

Estátua gigante de Ramsés II em Memphis. Crédito: Alberto-g-rovi – CC BY 3.0

Estátua de Ramsés II em Abu Simbel – Crédito: Adobe Stock –  Adwo

Como Ramsés II se tornou o maior faraó do Egito

Tendo uma opinião elevada sobre si mesmo e acreditando que estava destinado a se tornar um grande governante, o Faraó Ramsés II queria que o mundo se lembrasse dele muito depois de sua morte. Seu desejo foi atendido, e Ramsés II é hoje amplamente reconhecido como o maior, mais famoso e poderoso Faraó da história do antigo Egito.

Que grandes feitos Ramsés II realizou para ganhar o respeito do mundo moderno?

Existem certos eventos na vida de Ramsés II que o tornaram um Faraó único que o mundo ainda celebra.

 Ramsés II, o rei da 19ª Dinastia do Egito (1292–1190 aC) subiu ao trono em 31 de maio de 1279 aC aos 25 anos. Ramsés II sucedeu a seu pai, Seti I. Quando Ramsés era jovem, ele acompanhou seu pai em campanhas contra os hititas na Síria. Essa experiência deu a ele um sólido treinamento militar para se tornar o próximo Rei do Egito. Seti I tinha seu jovem príncipe em alta consideração, e Ramsés II recebeu uma família real e um harém desde muito jovem.

Batalha de Kadesh – a maior conquista militar do Faraó Ramesses II

Quando Ramsés II se tornou Faraó, seu dever era resolver um “esforço prolongado e desesperado para reafirmar para o Egito a posição dominante na Ásia Ocidental que ela ocupou e obteve sob o terceiro Thothmes. Mautenar, o adversário de Seti, parece ter morrido, e seu lugar deve ter sido tomado por seu irmão, Khita-sir, um monarca corajoso e empreendedor. Khita-sir, apesar dos termos da aliança em que os hititas estavam com o Egito, havia iniciado uma série de intrigas com as nações que faziam fronteira com o Alto Síria, e formou uma confederação que tinha por objetivo resistir ao progresso dos egípcios e, se possível, expulsá-los da Ásia. ” 1

“As relações com os hititas nas fronteiras do Egito com a Síria estavam longe de ser amigáveis ​​durante a primeira parte do reinado de Ramsés. Na época de Seti, o Egito manteve sua influência nos portos do litoral fenício do sul, enquanto os hititas mantiveram a cidade de Cades, no norte. 4 do reinado de Ramsés, no entanto, houve uma revolta no Levante, e na primavera do ano 5 (1275 aC) o novo rei foi forçado a mobilizar um exército. ” 2

O Faraó Ramsés II agora perdia tempo sentado pensando em como proceder. Ele deveria assumir o controle da revolta e transformar o Egito em um reino dominante e poderoso. Ele liderou várias expedições militares ao Levante, reafirmando o controle egípcio sobre Canaã e, ao sul, na Núbia.

Seu evento histórico mais significativo foi a Batalha de Kadesh, que ele lutou contra o rei hitita Muwatallish.

Imagem de Ramsés II da 19ª Dinastia, dos primeiros anos de seu reinado. A pintura mostra seu nome real como “Usermaatre” (ele mudou para Usermaatre-Setepenre no segundo ano de reinado), e seu filho mais velho (primeiro na linha superior) ainda é chamado pelo nome de nascimento Amenherwenemef, em vez do mais conhecido Amenherkhopsef, que ele tirou dessa vez. Atrás do príncipe está o vice-rei de Kush, Amenemopet, filho de Paser, que também é retratado no registro inferior, junto com um cortesão asiático de pele clara e outros. Crédito: Soutekh67 – CC BY-SA 4.0


O Faraó liderou sua força menor de 20.000 homens contra o exército hitita maior de 50.000 homens. Esta batalha horrível e mortal foi homenageada em pedra, e nenhum encontro militar ecoou mais nas inscrições egípcias do que a Batalha de Kadesh. Inscrições glorificando a bravura do Faraó Ramsés II podem ser encontradas nas paredes dos templos de Karnak , Luxor , Abydos , Abu Simbel e Derr.


Embora a Batalha de Kadesh tenha sido indecisa, o Faraó Ramsés II voltou para casa como um herói militar. Mais tarde, ele estabeleceria um dos primeiros grandes tratados de paz da história com os hititas. Isso ajudou a estabelecer uma fronteira pacífica ao norte durante seu longo governo, que durou 67 anos.

Faraó Ramsés II e suas muitas esposas e filhos

Nenhum Faraó gerou tantos filhos quanto Ramsés II. Embora o número exato seja desconhecido, os historiadores acreditam que Ramsés II teve entre 48 e 50 filhos e 40 a 53 filhas. Ele teve uma vida notavelmente longa e morreu aos 90 ou talvez 91. Isso significa que ele sobreviveu a muitas de suas esposas e filhos.

Antes de seu pai, Seti I morrer, o jovem Ramsés teve duas esposas principais, Nefertari Meritmut e Istnofret. A rainha Nefertari deu-lhe o primeiro filho. Na época de sua união, ela tinha 13 anos e o Faraó tinha 15 anos. O casal teve quatro filhos e filhas, ou talvez até mais. Ramsés, o Grande, foi casado com a Rainha Nefertari por 24 anos até sua morte. Ela era sua esposa favorita, e sua tumba ricamente decorada no V beco das Rainhas atesta sua importância na vida dos maiores faraós da história egípcia.


“Seguindo o costume real, Ramsés tomou muitas de suas outras esposas e subsequentes de sua família imediata.” 2

Informações obtidas em tabuletas de argila de Hattusa , a capital do Império Hitita, revelam que em 1246 o rei hitita Hattusilis III ofereceu uma de suas filhas mais novas a Ramsés II como esposa. Seu nome egípcio era Maathorneferure. Mais tarde, em 1239, a filha mais velha de Hattuilis juntou-se à irmã no Egito e casou-se com o Faraó.

O Grande Construtor, Faraó Ramsés II

Ramsés II construiu um grande número de templos em todo o Egito e Núbia. Ele não teve vergonha de receber crédito por monumentos que nunca construiu.

O Faraó Ramsés II acrescentou, “seu nome a monumentos e estátuas de outros reis desde o Reino do Meio, de modo que hoje em dia a maioria das cártulas viu quase todos os monumentos proclamarem somente seu trono”. 2

No entanto, não se pode negar que Ramsés II foi um verdadeiro construtor cujos templos admiramos hoje com prazer. “Ele acrescentou aos grandes templos de Karnak e Luxo, completou o templo mortuário de seu pai Seti em Gourna (Tebas) e também seu templo de Abydos, e construiu seu próprio templo próximo a Abydos.” 2  Ele também fundou uma nova capital,  Pi-Ramesse,  no delta oriental, que permaneceu como residência real durante todo o período de Ramesside.

O túmulo de sua esposa principal,  Nefertari , em Tebas é um dos túmulos reais mais bem preservados.

A tumba de muitos de seus filhos também foi encontrada recentemente no  Vale dos Reis  (KV5).

Ramsés II foi enterrado no Vale dos Reis, e seu corpo foi encontrado no esconderijo de Deir el-Bahari.

Muito pode ser dito sobre o Faraó Ramsés II, cujos monumentos e estátuas gigantescos nos lembram da grandeza do rei mais famoso do Egito, cujas histórias perduram até hoje.

fonte : ancientpages

texto original de :  Ellen Lloyd 

Tradução : Fatos Curiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

PRODUÇÃO DO MORGAN "EV3" ARRANCA NO TERCEIRO TRIMESTRE.

  A Morgan anunciou uma parceria técnica com a Frazer-Nash Energy Systems, com vista à produção do seu EV3.   A visão da Morgan para o mundo...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS