O Jaguar XKSS nasceu em 1957 e
era a versão de estrada do modelo de competição D-Type, resultando da decisão
da marca em retirar-se das competições no final de 1956 e transformar os D-Type
que não estavam vendidos em modelos desportivos de estrada destinados, em
grande parte, ao mercado norte americano.
No total, a Jaguar transformou os restantes 25 D-Type em XKSS, no entanto, na época apenas 16 foram vendidos, enquanto que os restantes nove foram destruídos num incêndio que consumiu por completo a fábrica da Jaguar. Em 2016 a Jaguar anunciou que iria construir nove exemplares do XKSS Continuation, de modo a substituir os exemplares destruídos, seguindo em rigor o método de construção da época e respeitando por completo os modelos originais, preservando igualmente os mesmos números de chassis.
Para a transformação dos D-Type para XKSS, estes necessitavam de algumas
alterações, nomeadamente por razões legislativas, mas também por motivos
cosméticas e de conforto. Assim, era adicionada uma porta do lado do
passageiro, a barbatana traseira era removida, assim como a divisória entre o
condutor e passageiro, e era adicionada um pára-brisas de maiores dimensões,
vidros laterais, uma rudimentar capota para proteger dos elementos caso
necessário, pára-choques cromados e farolins extraídos do Jaguar XK140.
Debaixo do capot mora o motor de seis cilindros em linha XK6 de 3,4L de cilindrada, que desenvolve 250cv às 6.000rpm. A potência é enviada para as rodas traseiras através de uma caixa manual de quatro velocidades. O peso total do XKSS fixa-se nos 890kg.
Neste artigo encontramos o XKSS 707, construído sob a base do D-Type com o chassis XKD 564, um dos originais 16 produzidos e que saiu de fábrica na cor creme com interior vermelho. Foi encomendado pelo piloto Lou Brero Sr. que, infelizmente, faleceu antes do XKSS chegar, sendo vendido a outro proprietário através da Oxford Motors. Passou por diversos donos, até regressar ao Reino Unido e ser pintado no azul que mantém até hoje.
É um dos XKSS com o maior número de quilómetros percorridos, cerca de 40.000km, mas é também um dos mais originais em existência, com a mesma carroçaria, bloco e cabeça do motor, caixa de velocidades e eixo traseiro com o qual saiu de fábrica.
No passado dia 18 de Agosto foi levado a leilão, através de um evento levado a cabo pela RM Sotheby’s, aquando do Monterey Speed Week, sendo vendido por 12,3 milhões de euros.
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