KOUGAR MONZA | O AUTOMÓVEL DE COMPETIÇÃO DOS ANOS 50 NASCIDO TRÊS DÉCADAS DEPOIS.

A Kougar Cars foi fundada por Rick Stevens com o objectivo de construir automóveis de competição com a aparência dos anos 50, mas com o que de melhor havia nos anos 70. 


O primeiro automóvel que ele concebeu partiu da base de uma berlina Jaguar S-Type que ia para a sucata mas, antes disso, Rick aproveitou os seus melhores componentes mecânicos, como o motor, caixa de velocidades, direcção, travões, entre outros. 



Rick trabalhou com Dick Crosthwaite e John Gardiner, para desenhar e construir o chassis tubular. Estes primeiros automóveis ficariam conhecidos por Kougar Sports.

O segundo modelo construído por Rick Stevens viria a designar-se por Kougar Monza, inspirado nos automóveis europeus de competição dos anos 50, e seguia os mesmos princípios de construção. 

O primeiro protótipo teve a sua carroçaria construída em alumínio batido à mão por Aubrey Finburgh, algo que foi alterado para fibra de vidro nos modelos de produção. 
No total, foram produzidos cerca de 40 exemplares do modelo Monza.




Para além disso, possuía bastantes componentes oriundos da Ford de modo a tornar menos onerosa a sua construção, tais como o motor Ford Essex de arquitectura V6, com 3,0L de cilindrada. 



O motor está acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades todas sincronizadas. Posteriormente, os Monza passaram a receber motores Rover V8, bem como os Jaguar de seis cilindros em linha ou V12.


O protótipo do Monza foi terminado em 1980 e é o automóvel que podemos encontrar neste artigo, com o chassis número 1001. 

Foi levado a leilão no passado dia 2 de Setembro, através do evento The Beaulieu Sale Collectors’ Motor Cars & Automobilia, organizado pela Bonhams, sendo arrematado por 25.300 libras, cerca de 29 mil euros.

https://www.jornaldosclassicos.com/2023/12/13/kougar-monza-o-automovel-de-competicao-dos-anos-50-nascido-tres-decadas-depois/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

GUSTAVO CONDE, DE PORTUGAL, SOBRE BOLSONARO

"Eu não queria dizer isso. Pode ferir sensibilidades, desmanchar castelos de areia, coisa e tal. Mas, que se dane. O fato, nu e c...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS