O automóvel apresenta-se em excelentes condições após uma renovação mecânica e cosmética completa efectuada pela equipa técnica especializada em Ferrari da Bell Sport & Classic, liderada por antigos funcionários da fábrica de marca.
Apresentado no Salão Internacional do Automóvel
de Genebra de 1994, o F355 causou um impacto imediato nos meios de comunicação,
nos proprietários de Ferrari e no público em geral. Substituto do pouco
satisfatório 348, o F355 foi uma verdadeira mudança no jogo: um Ferrari de
motor central mais moderno e mais potente que era tão maravilhoso de conduzir
como de ver.
Altamente significativo, o automóvel que o
então novo CEO Luca di Montezemolo entregou para trazer a paixão de volta à
Ferrari é também o último dos verdadeiros Ferrari V8 construídos à mão. Para
muitos, o modelo representa um ponto alto para a marca – particularmente na sua
forma inicial e mais pura. Oferece a mistura perfeita entre o antigo e o novo,
combinando prestações contemporâneas com um carácter analógico cativante, tudo
isto envolto numa carroçaria Pininfarina de proporções belas e equilibradas.
No coração do F355, como em todos os Ferraris,
está o motor, uma obra-prima em configuração V8. Na altura da sua estreia,
proporcionava a maior potência específica de qualquer automóvel de estrada
(107cv por litro) – eclipsando até o poderoso BMW V12 do McLaren F1. Com bielas
de titânio e a inovadora tecnologia de cinco válvulas por cilindro inspirada na
Fórmula 1, produzia 375cv às 8250 rpm – tudo isto com apenas 3,5 litros de
cilindrada. A Ferrari estava tão orgulhosa deste motor inspirado na F1 que o
nome do modelo F355 Berlinetta, invulgarmente, vem de uma combinação da
cilindrada (3,5) e do número de válvulas por cilindro (5).
O F355 foi, como concluiu a Autocar no seu
teste de estrada de 1994, “um automóvel marcante”. Jeremy Clarkson saudou-o
ainda como “O melhor carro do mundo, de sempre!” e os media mundiais
concordaram. O que eles não poderiam ter apreciado na altura é o contexto mais
alargado, em que a extraordinária revolução técnica do F355 Berlinetta e os
volumes de produção forçaram os modelos sucessivos da Ferrari a serem
verdadeiramente grandes automóveis.
Por isso, o 355 não é apenas importante: há
quem afirme que é o automóvel mais significativo de toda a história da Ferrari.
Com quase 30 anos passados para reflectir sobre
o impacto do automóvel, é justo dizer que o 355 está agora pronto para assumir
o estatuto de verdadeiro clássico ao atingir este aniversário histórico,
proporcionando este exemplar em concreto uma oportunidade única de contactar
com a aura exclusiva da marca italiana.
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