Publicada em 15/06/2011 às 04h12m
WASHINGTON - A agência de espionagem do Paquistão prendeu cinco informantes paquistaneses que colaboraram com a CIA para chegar ao paradeiro de Osama bin Laden, segundo o jornal "New York Times". Entre os detidos estaria um oficial do Exército que anotou as placas de alguns dos veículos que entravam no complexo no qual residia o chefe da rede al-Qaeda na cidade paquistanesa de Abbottabad. O porta-voz do Exército paquistanês, major-general Athar Abbas, negou a prisão do militar. O governo do país não confirmou qualquer detenção.
Segundo o "New York Times", por enquanto se desconhece o estado e o paradeiro dos informantes da CIA que foram detidos no Paquistão. Também não se informou sua identidade nem quando as detenções foram realizadas.
INFOGRÁFICO: Relembre a operação que levou à morte de Bin Laden
FOTOGALERIA: A casa onde Osama bin Laden morreu
As detenções representam um novo golpe às relações entre o país asiático e os EUA, que foram se degradando progressivamente desde a operação que a CIA realizou em 2 de maio para abater o líder da organização terrorista.
Algumas autoridades em Washington veem as prisões como um exemplo do descompasso entre as prioridades paquistanesas e americanas num momento em que eles deveriam ser aliados na luta contra a al-Qaeda.
A visão americana é de que, em vez de caçar a rede de apoio que permitiu a Osama bin Laden viver confortavelmente durante anos, as autoridades paquistanesas estão prendendo aqueles que contribuiram para o ataque que matou o homem mais procurado do mundo.
Num relatório fechado na semana passada, os membros do Comitê de Inteligência do Senado pediram ao vice-diretor da CIA, Michael J. Morell, para avaliar a taxa de cooperação do Paquistão com os Estados Unidos sobre as operações de combate ao terrorismo, em uma escala de 1 a 10.
- Três - respondeu Morell.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/06/15/nyt-paquistao-prende-informantes-da-cia-que-participaram-da-operacao-bin-laden-924689198.asp#ixzz1PN89utrh
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário