Atualizado em 13 de dezembro, 2011
O Bóson de Higgs está mais perto de ter sua existência confirmada, segundo o anúncio de pesquisadores que dizem ter encontrado novos indícios da chamada "partícula de Deus" no Grande Colisor de Hádrons (GCH) em Genebra.
A partícula é considerada o pedaço que falta na principal teoria da física de partículas - conhecida como Modelo Padrão -, que descreve como partículas fundamentais, que formam os átomos, interagem.
Segundo a teoria, logo após a explosão do Big Bang, quando o Universo foi criado, teria surgido o Bóson de Higgs, que deu massa a todas as outras partículas.
Objetivo do experimento é recriar as condições após o Big Bang
A busca por ele foi um dos principais motivos da construção do Grande Colisor de Hádrons, o acelerador de partículas mais poderoso já construído, na fronteira entre a Suíça e a França.
O acelerador promove colisões tão fortes entre átomos que elas recriam as condições do momento após o Big Bang, na esperança de encontrar a "partícula de Deus".
Nesta terça-feira, dois projetos que utilizam o Grande Colisor de Hádrons dizem ter achado o que podem ser sinais do Bóson de Higgs.
Mesmo que isso se confirme, os cientistas não poderão chamá-lo de descoberta, porque até agora, os dois resultados podem ser somente flutuações nos dados.
Mas o que está causando grande expectativa entre os cientistas é que, segundo relatos, os dois experimentos, usando métodos diferentes, encontraram os mesmo sinais no mesmo local, que era previsto na teoria do Modelo Padrão.
Notícias relacionadas
Cientistas encontram sinais da existência da 'partícula de Deus' 

Nenhum comentário:
Postar um comentário