Site mostra quais provedores brasileiros estão reduzindo a velocidade e quais estão aumentando Por Bruno Iacona de Bello em 13/Ago/2012.
Você não sabe o que é traffic shaping? É quando um provedor de internet reduz a velocidade de alguns conteúdos, como vídeos (YouTube e derivados) ou P2P (o mais comum é o Torrent). E é possível saber quais provedores brasileiros usam essa prática no Brasil, graças ao Measurement Lab, que coleta traffic shaping de diversos países e cria gráficos com eles.
De acordo com o gráfico do país, o traffic shaping vem diminuindo no Brasil com o passar dos anos. Um deles, porém, demonstra um aumento excessivo: a Embratel. Como esse teste não verifica o nome do provedor, mas sim a estrutura que ele usa, fica difícil para muitos imaginarem qual provedor é o da Embratel. Mas é importante lembrar que ela e a Net pertencem a uma só empresa e compartilham a rede. E aparentemente é o único que vem aumentando o trafic shaping.
Entre os outros provedores, houve queda no traffic shaping. Os que menos usam são, em ordem crescente: Telefônica Brasil, Global Village Telecom (GVT), Vivo (Telesp Celular), Oi e Net serviços.
Via: Measurement Lab
Nenhum comentário:
Postar um comentário