Poucas figuras na história tiveram um impacto tão poderoso na masculinidade americana como o cowboy. Por mais de um século, o cowboy tem - para melhor ou para pior - foi um padrão de individualismo e bravura estóica para o macho americano. Enquanto a mitologização do cowboy americano começou todo o caminho de volta em 1880 com romances baratos e mostras selvagens do oeste, não foi até o advento do cinema do século XX que o cowboy cimentou o seu lugar como um ícone da masculinidade.
O ocidental tem sido um gênero popular de cinema desde o início do filme, e sucessivas gerações de cineastas têm usado o "Wild West" como pano de fundo sobre o qual a explorar as questões sociais de suas respectivas épocas. Muitos dos primeiros filmes mudos no começo do século 20 eram Westerns, sendo o mais famoso 1903 é The Great Train Robbery . Durante os anos 1920, o gênero de filme ocidental produziu alguns dos primeiros megastars de Hollywood, como Tom Mix e William S. Hart. Estes primeiros Westerns eram pesados em ação, mas a luz no enredo. Seu objetivo principal era o de simplesmente entreter.
Não é até a década de 1930 que o ocidental tornou-se uma avenida para contar histórias com pesquisa e mensagens contundentes. Diretores e roteiristas usaram o gênero a abertamente e simbolicamente explorar os assuntos prementes de sua época, como o racismo, o nacionalismo, o capitalismo, a família ea honra - questões profundamente vinculada a masculinidade.
Durante a Grande Depressão, por exemplo, quando os homens sentiram punidos pela economia, apesar de terem trabalhado duro e feito a coisa certa, as parcelas ocidentais muitas vezes girava em torno de um homem que é confundido com um bandido e falsamente acusado de um crime que ele não fez comprometer e deve encontrar o verdadeiro criminoso e buscar justiça a si mesmo. Nos anos 50, era a ansiedade da sociedade sobre conformidade, que começou a ser refletido através do prisma do Velho Oeste.
Em vez de tomar em bandidos com a posse, os protagonistas desses Westerns de meados do século (Shane e High Noon sendo os melhores exemplos) eram solitários, que foram obrigados por seus próprios valores para lutar contra o mal, enquanto aqueles ao redor deles se encolhia de medo como ovelhas .
O tenor de Westerns mudou mais uma vez durante a revolução cultural, social e político da década de 1960. Como muitos filmes durante esse tempo, o anti-herói agora tomou o centro do palco, e os heróis desses filmes eram tipicamente bandidos que estavam lutando contra um sistema corrupto da justiça e da desigualdade (ver Butch Cassidy e Sundance Kid). Durante os anos 70 e 80 , o clássico ocidental entrou em hibernação. Não foi até o final dos anos 80 e início dos 90 que o gênero voltou a proeminência no cinema e na TV. Refletindo a era pós-moderna, em que elas foram feitas, estes Westerns mais recentes são muito mais moralmente ambíguo (Unforgiven) ou satírico e / ou comédia(cafagestes da cidade) do que suas contrapartes anteriores.
Porque o Ocidente tem desempenhado um papel tão grande na formação da masculinidade americana (para não mencionar simplesmente ser agradável entretenimento), eu pensei que só adequada para destacar alguns dos melhores do gênero. Abaixo você encontrará minhas escolhas. Tentei conseguir uma boa mistura de diferentes períodos de tempo. Escusado será dizer que John Wayne faz uma aparição em vários desses filmes. Aproveite.
High Noon
High Noon é um filme sobre ser dividido entre o dever eo amor e defender o que você acredita, mesmo quando todo mundo te abandona. Gary Cooper joga Will Kane, um delegado da cidade do Novo México, que se estabelece com o pacifista Quaker esposa (interpretada por Grace Kelly, uma de suas garotas do vovô ). Planos de Kane se aposentar para uma vida pacífica são interrompidos depois que ele fica sabendo que um ex-pistoleiro está entrando no trem do meio-dia para acertar uma velha com ele. Sua esposa pede a ele para deixar a cidade, mas Kane sabe que não pode.
Ele tem o dever de defender a cidade e sua honra. Will se vê sozinho na batalha como todos na cidade, inclusive o vice-xerife, se afastaram dele. A tensão aumenta, levando até o tiroteio final - a quintessência mano-a-mano confronto que historiadores dizem que raramente realmente aconteceu no Velho Oeste, mas tornou-se uma parte indelével da cultura popular.
Melhor frase: "Não me empurre Harv. Estou cansado de ser empurrado. "
Diligência
Este é o filme que fez John Wayne uma estrela e estabelecer o padrão para todos os Westerns subseqüentes (alguns diriam que estabeleceu o padrão para todo o cinema do século 20). Dirigido pelo lendário John Ford e disparou na cena em Monument Park, Stagecoach segue um grupo de nove estranhos como eles cruzam território Apache perigoso - você adivinhou - uma diligência. Todos os personagens têm seus próprios demônios pessoais que eles estão fugindo ea viagem através do território Apache traiçoeiro, em muitos aspectos serve como um caminho simbólico para a redenção de cada um deles.
A atuação e roteiro é de primeira qualidade. Apesar de ter sido filmado em 1939, o filme ainda está fresco e envolvente. Seja à procura para a cena épica perseguição com uma das mais famosas acrobacias de filmes de todos os tempos realizados por Yakima Canutt.
Melhor frase: "Bem, há algumas coisas que um homem só não pode fugir de".
The Searchers
Neste filme, também dirigido por John Ford, John Wayne dá mais intensa performance como ator de sua carreira como o escuro e vingativo Ethan Edwards, um homem que jura matar os invasores Comanche que assassinaram sua amada irmã-de-lei, irmão, e tomou dois cativos de suas filhas. Wayne faz um trabalho fantástico em encarnando um homem conflituoso, complexo cujo racismo e desejo de vingança configura uma situação muito mais moralmente ambíguo do que Cowboys vs índios.
Melhor frase: "Isso vai ser o dia."
Lonesome Dove
Tecnicamente isso não é um filme, mas sim uma TV mini-série, mas eu não me importo. Lonesome Dove é um faroeste todo homem deveria ver. Mesmo se você não gosta de filmes de faroeste, você vai adorar
Lonesome Dove.
Seus temas de amizade, arrependimento e amor irá ressoar com qualquer homem. As cenas de ação são apenas a cereja no bolo. Baseado no romance ganhador do Prêmio Pulitzer por Larry McMurty, Lonesome Dove segue dois aposentado Texas Rangers - Augustus McCrae (Robert Duvall) e Woodrow Call (Tommy Lee Jones) - como levar uma unidade de gado do sul do Texas até a Montana. A produção em Lonesome Dove é, nenhum bar, o melhor cinema ocidental.
Continua
Os figurinos, os locais, até mesmo a maneira como os personagens falam fazer você se sentir como se você estivesse se jogou em um cavalo em 1876 a América. Mas o que realmente separa Lonesome Dove do resto dos Westerns nesta lista (e eu iria tão longe como dizer a maioria dos filmes já feitos) são os personagens. Graças a top-notch escrever e atuar, Lonesome Dove é um daqueles raros filmes que faz você se sentir como seus personagens de ficção são pessoas da vida real.
Não só isso, você se sentir como velhos amigos com eles até o final. Você vai alegrar seus triunfos e repreender seus olhos para fora quando a tragédia atinge. Faz um favor e alugar a série completa e vê-lo. Você vai ser um homem melhor para ela.
Curiosidades: O nome do nosso filho - Augustus - McKay foi inspirado em agosto McCrae. Isso é o quanto eu amo este livro e filme.
Melhor frase: "Ele não está morrendo, eu estou falando, ele está vivo."
Unforgiven
Cinema frequentemente glorifica o Velho Oeste como um tempo mítico, quando mocinhos usava branco e os maus se vestia de preto. No Unforgiven, diretor / ator / produtor Clint Eastwood brilha uma luz sobre os aspectos sombrios, violentos e moralmente ambíguo da vida na fronteira América. Clint Eastwood interpreta William Munny, um assassino, uma vez notório e violento. Agora, ele é apenas um agricultor tranquilo e cansado que é um pai dedicado ainda lamentando a sua esposa morta.
Mas a Vontade de vida velho volta para assombrá-lo quando ele pediu para fazer uma batida em um cowboy que cortaram o rosto de uma prostituta. Será que é transplantado de sua fazenda no Kansas para uma cidade no Wyoming, onde conhece o xerife Little Bill Daggett (Gene Hackman), um meio filho da puta que está determinado a não deixar que o sucesso vá para baixo, não importa o que aconteça . Segure seus chapéus, parceiros, isso não é ocidental de seu avô.
Melhor frase: "O inferno de uma coisa, matar um homem. Você tira tudo o que ele tem e tudo o que ele nunca vai ter ".
Shane
Este é um grande cão pastor filme. Um pistoleiro tranquila que está tentando escapar de seu passado faz amizade com uma família pioneira que se estabeleceu para o oeste. Ele tenta se acalmar e se tornar um mercenário para a família, mas os fazendeiros que querem dirigir o gado através da propriedade dos colonos estão tentando empurrá-los para fora. Shane tenta ficar de fora das disputas, mas continua sendo desenhado e finalmente é obrigado a colocar seus seis atirador de volta para proteger a sua família adotiva.
Talvez a parte mais emocionante do filme é o relacionamento Shane se desenvolve com o filho do fazendeiro.
Melhor frase: "A arma é uma ferramenta, Marian, não é melhor nem pior do que qualquer outra ferramenta: um machado, uma pá ou qualquer coisa. A arma é tão bom ou tão ruim quanto o homem usá-lo. Lembre-se disso. "
Butch Cassidy e Sundance Kid
Vagamente baseado na vida real dos bandidos ocidentais Robert LeRoy Parker (aka Butch Cassidy) e Harry Longabaugh (aka the Sundance Kid), Butch Cassidy e Sundance Kid é um filme clássico sobre dois amigos que tentam fazê-lo em um mundo em mudança. O que é engraçado sobre esse filme é que você se esqueça de que esses caras eram criminosos contumazes que roubaram bancos e trens para viver.
O charme descontraído Robert Redford e Paul Newman trazer para seus papéis faz como os personagens, apesar de a sua escolha de profissão. Seus hijinks inteligentes e humor faz o filme um passeio agradável.
The Magnificent Seven
Inspirado no clássico filme japonês Os Sete Samurais, The Magnificent Seven segue um grupo de sete pistoleiros americanos que se unem para defender uma vila mexicana oprimidos. Este filme tem tudo: grande história, grande elenco e uma das trilhas sonoras mais emblemáticos de todos os tempos.
Melhor linha: "É só uma questão de saber como atirar com uma arma. Nada grande sobre isso. "
Red River
O que acontece com um homem quando ele é consumido pela obsessão? Essa é a pergunta que nós vemos respondeu, em 1948, do Rio Vermelho. John Wayne interpreta Thomas Dunson, um homem determinado e por vezes cruel, que tem o objetivo de formar a maior fazenda de gado na América. Com nada além de seu fiel trilha mão (Walter Brennan) e um garoto que sobreviveu a um ataque de índios em seu vagão de trem (Montgomery Clift), Dunson faz exatamente isso.
Para ganhar dinheiro, porém, ele tem que obter o gado para o mercado, de modo Dunson propõe a conduzir milhares de cabeças de gado do Texas para o Missouri. Ao longo do caminho, a liderança brutal e ditatorial de Dunson faz com que seu jovem protegido e filho adotivo de motim e levar o gado de Dunson. Dunson promete encontrar e matar o garoto. Ele faz isso no final? Você vai ter que assistir ao filme para descobrir.
Melhor frase: "Obter uma pá e minha Bíblia. Vou ler sobre ele. "
O Bom, o Mau eo Feio
O Bom, o Mau eo Feio é o último da trilogia de Sergio Leone "spaghetti westerns". Apesar de ser o último, chegou a ficar por conta própria. Mesmo se você ainda não viu o filme, você provavelmente sabe algo sobre isso. Muito provavelmente você já ouviu a música tema icônico com seu assustador "wha wha wha", grita.
E você já deve ter visto imagens e cenas de Clint Eastwood vestindo um poncho e fumando um charuto. O filme acompanha três cowboys durante a Guerra Civil que tentar dobrar cruzam em busca de ouro confederado. Não há muito de uma mensagem profunda neste filme. É apenas muito divertido de assistir.
Melhor frase: "Quando você tem que atirar, atirar. Não fale ".
True Grit (2010)
Contratado por uma moça para rastrear o homem que matou seu pai, Jeff Bridges assume o papel de Rooster Cogburn, o marechal com o "grão" o suficiente para levar o homem à justiça.
A versão 2010 é definitivamente melhor do que a versão 1969 John Wayne. Bridges simplesmente fez um trabalho superior retratando Rooster Cogburn, e graças aos irmãos Coen, o filme parecia mais real e vivo.
Melhor frase: "Jogue seu lado seu filho da puta!"
The Wild Bunch
The Wild Bunch é um conto sobre um grupo de bandidos que vêem o mundo que sabem rapidamente desaparecendo. Situado em 1913, o Ocidente até então não era mais "selvagem." A velha regra de "o poder faz direito" havia sido substituído por justiça governo dispensado. Além disso, a tecnologia tinha feito muitas das competências e know-how necessário para sobreviver e prosperar no Velho Oeste obsoleto. Sentindo que o seu tempo acabou, um grupo de bandidos decidir sair em um momento de glória e gore.The Wild Bunch foi e é um filme controverso.
Sua violência e niilismo pinta um quadro sombrio da vida no final do Oeste americano. De muitas maneiras, The Wild Bunch simbolizou o fim do Oeste americano clássico. Assim como os bandidos do filme estavam fora de sintonia com uma sociedade em mudança, também foram Westerns fora de sintonia com 1.969 América. É interessante notar que muito poucos novos grandes Westerns foram produzidos depois de The Wild Bunch foi lançado em 1969.
Melhor frase: "Vamos."
Rio Bravo
Um xerife de uma cidade pequena (John Wayne) no oeste americano pede a ajuda de um aleijado (Walter Brennan), um bêbado (Dean Martin, é claro), e um jovem pistoleiro (Ricky Nelson - como sonhador ...) em seus esforços para manter o irmão do bandido locais na cadeia. Diretor Howard Hawks fez este filme em reação a High Noon. Tanto ele como John Wayne desprezado o que eles viam como a falta covarde e pouco viril de decisão no caráter de Gary Cooper. Eu não sei se concordo com Wayne e Hawks sobre isso, mas isso é um debate para outro dia. No geral, Rio Bravo tem tudo o que você deve esperar em um bom 1950 Ocidentais: ação, aventura e heroísmo. Nós até chegar ao ouvir o velho Dean-O cantar uma melodia.
Melhor frase: "Hey, gajo! Como ya como as maçãs? "
Lápide
Depois de anos de perseguir bandidos, o lendário xerife Wyatt Earp se aposenta e passa a residir na cidade de Tombstone, Arizona. Seus planos para viver os seus dias como um homem de negócios respeitável são interrompidos quando uma gangue de inferno-criadores chamado de "Cowboys" começa a causar problemas na área. Não é capaz de suportar a ilegalidade, Earp se junta a seus irmãos, para se livrar do Cowboys.
As tensões entre os Earp e os vaqueiros se aquece e, eventualmente, leva para o confronto infame at the OK Corral. Repleto de acção e de movimento rápido, Tombstone é definitivamente um ocidental que se adapte às preferências dos cinéfilos modernos. Para não mencionar, que tem alguns dos melhores mustachery na história do cinema.
Melhor frase: "Eu serei seu Huckleberry".
O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford
Este filme de 2007 dirigido por Andrew Dominik é a versão cinematográfica de 1983 do romance de mesmo nome. Brad Pitt estrela como Jesse James, com Casey Affleck assumir o papel de seu assassino, Robert Ford. Quando a gangue de James planeja um assalto a trem em Missouri, Ford faz várias tentativas para se juntar ao grupo. Em última análise, a Ford é rejeitada por James, e assim prepara-se para se vingar. O filme é repleto de estrelas, mas, surpreendentemente tiveram resultados medíocres nas bilheterias, apesar de excelentes críticas, com uma crítica, mesmo dizendo que é "uma das obras mais injustamente negligenciadas de sua época."
Melhor frase: "Parece-me se você tem algo a confessar, você tá pra ser certo e você cuspi-lo agora."
O Atirador
Ninguém quer morrer sozinho. Especialmente pistoleiros. Em um retrato assombroso que antecipa o seu próprio destino, John Wayne interpreta JB Brooks, um pistoleiro envelhecimento morrendo de câncer que se resigna a viver seus dias em privado. Mas esqueletos de seu passado impedi-lo de desaparecendo, então ele decide ir até a única maneira que sabe - com o revólver em punho.
Melhor frase: "Eu não vou ser prejudicado. Eu não vou ser insultado. Eu não vou ser estabelecidas a mão diante. Eu não faço essas coisas para outras pessoas, e eu exijo o mesmo com eles. "
O que você acha que são os melhores filmes ocidentais de todos os tempos? Compartilhe suas escolhas com a gente nos comentários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário