ARQUIVO DO BLOG

Fiat 147 Rallye com turbo chega aos 200 cv

Divulgação
Fiat 147 Rallye com turbo chega aos 200 cvFiat 147 Rallye com turbo chega aos 200 cvFiat 147 Rallye com turbo chega aos 200 cv

Versão tem pegada mais esportiva e motor de 1.300 cm3

Uma das fórmulas mais antigas da preparação diz respeito à relação peso/potência. Basicamente com peso baixo as equipes não precisavam de motores grandes ou de muita cavalaria sob o capô. Colin Chapman, fundador da Lotus, era um dos ferrenhos defensores dessa idéia.
 
O Fiat 147 se tornou extremamente popular no Brasil após seu lançamento, em 1976. E pesa apenas 796 kg. O carrinho teve algumas versões, entre elas a Rallye, com pegada mais esportiva e motor de 1.300 cm3.
 
Pensando nisso o proprietário desse exemplar resolveu inovar. E também pensou em algo forte, mas que ficasse dentro dos parâmetros normais para andar na rua de forma sossegada. Aos finais de semana, a diversão seria garantida.
 
As mudanças foram bem grandes. À primeira vista notamos as rodas de 15 polegadas, originais de um Alfa Romeo 155, e a suspensão mais baixa. Essa receita deixou o carro com jeito original e as faixas laterais e faróis auxiliares realçam essa idéia.
 
O bloco foi substituído por outro, o Fiasa, da mesma marca, com 1.598 cm³. O passo seguinte foi a instalação de uma turbina alemã KKK, que trabalha em conjunto com o carburador de corpo duplo Weber 34. A potência estimada é de 200 cv.
  
Impressões ao volante
 
O 147 tem uma posição de dirigir bastante singular. O volante é um pouco inclinado e os bancos são pequenos. Porém, ele veste bem o motorista e realmente passa uma sensação de carro de corrida.
 
O que ajuda – e muito – é a suspensão da atual linha Palio, que substituiu a antiga e garante muito mais equilíbrio na condução. Freios a disco nas quatro rodas garantem segurança e o pequeno devora curvas com vontade, sem perder o rumo.
 
A transmissão também foi trocada e agora tem cinco marchas. O mais legal é que o sistema de engrenagens ficou exposto, de modo a salientar seu espírito de pista. A embreagem é de cerâmica, já que ele teve booster até algum tempo, e garante resistência ao conjunto.
 
O volante da Momo, por sua vez, garante uma ótima pegada. E já que falamos da relação peso/potência, no caso desse carro ela é de apenas 3,98 kg/cv, menos da metade do que vemos no Punto T-Jet, por exemplo. Por essas e outras coisas não se deixe enganar pela cara amigável deste 147. Ele pode simplesmente desaparecer pela estrada após algumas curvas.    
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

SPEEDFLAG: 5 PEÇAS PARA COLOCAR NA SUA SALA..

  Os nossos espaços mais pessoais – sejam eles a sala de estar, o quarto, a cozinha, o escritório – carecem sempre do toque que cada um de n...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS