Fiat 147 Rallye com turbo chega aos 200 cv

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Fiat 147 Rallye com turbo chega aos 200 cvFiat 147 Rallye com turbo chega aos 200 cvFiat 147 Rallye com turbo chega aos 200 cv

Versão tem pegada mais esportiva e motor de 1.300 cm3

Uma das fórmulas mais antigas da preparação diz respeito à relação peso/potência. Basicamente com peso baixo as equipes não precisavam de motores grandes ou de muita cavalaria sob o capô. Colin Chapman, fundador da Lotus, era um dos ferrenhos defensores dessa idéia.
 
O Fiat 147 se tornou extremamente popular no Brasil após seu lançamento, em 1976. E pesa apenas 796 kg. O carrinho teve algumas versões, entre elas a Rallye, com pegada mais esportiva e motor de 1.300 cm3.
 
Pensando nisso o proprietário desse exemplar resolveu inovar. E também pensou em algo forte, mas que ficasse dentro dos parâmetros normais para andar na rua de forma sossegada. Aos finais de semana, a diversão seria garantida.
 
As mudanças foram bem grandes. À primeira vista notamos as rodas de 15 polegadas, originais de um Alfa Romeo 155, e a suspensão mais baixa. Essa receita deixou o carro com jeito original e as faixas laterais e faróis auxiliares realçam essa idéia.
 
O bloco foi substituído por outro, o Fiasa, da mesma marca, com 1.598 cm³. O passo seguinte foi a instalação de uma turbina alemã KKK, que trabalha em conjunto com o carburador de corpo duplo Weber 34. A potência estimada é de 200 cv.
  
Impressões ao volante
 
O 147 tem uma posição de dirigir bastante singular. O volante é um pouco inclinado e os bancos são pequenos. Porém, ele veste bem o motorista e realmente passa uma sensação de carro de corrida.
 
O que ajuda – e muito – é a suspensão da atual linha Palio, que substituiu a antiga e garante muito mais equilíbrio na condução. Freios a disco nas quatro rodas garantem segurança e o pequeno devora curvas com vontade, sem perder o rumo.
 
A transmissão também foi trocada e agora tem cinco marchas. O mais legal é que o sistema de engrenagens ficou exposto, de modo a salientar seu espírito de pista. A embreagem é de cerâmica, já que ele teve booster até algum tempo, e garante resistência ao conjunto.
 
O volante da Momo, por sua vez, garante uma ótima pegada. E já que falamos da relação peso/potência, no caso desse carro ela é de apenas 3,98 kg/cv, menos da metade do que vemos no Punto T-Jet, por exemplo. Por essas e outras coisas não se deixe enganar pela cara amigável deste 147. Ele pode simplesmente desaparecer pela estrada após algumas curvas.    
 
 

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