A estrada que o automóvel percorreu para chegar onde está hoje é longa e sinuosa. Identificar exatamente quem o inventou não é uma questão simples.
Mas, deixando para trás a evolução dos carros como GPS, freios ABS e transmissões automáticas, e até mesmo antes do Modelo T (Ford Model T, de 1903, que popularizou o automóvel e revolucionou a indústria automobilística), eventualmente, você vai chegar ao Benz Motor Car Número 1, o elo perdido entre os carros e charretes puxadas por cavalos.
O carro Benz foi invenção de Karl Benz, que patenteou seu veículo de três rodas em 1886. Foi o primeiro automóvel, na concepção moderna, do mundo. Benz também patenteou seu próprio sistema de acelerador, velas de ignição, câmbio de engrenagens, radiador de água, carburador e outros fundamentos para o automóvel.
Por fim, Benz construiu uma companhia de carro que existe ainda hoje, com o nome de Grupo Daimler.
Dono do primeiro carro, não da primeira ideia
Benz patenteou o primeiro carro movido a gasolina, mas não foi o primeiro visionário de veículos automotores.
Veja alguns dos destaques da história inicial do automóvel:
- Leonardo da Vinci tinha esboçado um carro mecanizado sem cavalos no início de 1500. Como muitos de seus projetos, esse não foi construído durante sua vida.
- Em 1769, um francês chamado Nicolas-Joseph Cugnot construiu um veículo com motor a vapor. O carro se movia a um ritmo de passo andado e foi abandonado.
- Em algum momento entre 1832 e 1839, Robert Anderson da Escócia inventou o primeiro carro elétrico, que usava uma bateria recarregável alimentada por um pequeno motor elétrico. O veículo era pesado, caro e precisava frequentemente de recarga. Foi abandonado em favor de motores movidos a gasolina.
Combustão
Vital para o automóvel moderno é o motor de combustão interna. Este tipo de motor utilizauma "explosão" de combustível para empurrar um êmbolo dentro de um cilindro. O movimento do pistão está ligado e também movimenta as rodas do carro. Tal como o próprio carro, o motor de combustão interna tem uma longa história.
Alguns passos de seu desenvolvimento incluem:
- 1680 – Christiaan Huygens, mais conhecido por suas contribuições como astrônomo, projetou, mas nunca construiu um motor de combustão interna alimentado por pólvora.
- 1826 – O inglês Samuel Brown alterou um motor a vapor para queimar gasolina e o colocou em uma carruagem, mas este esboço de automóvel também nunca ganhou adoção generalizada.
- 1858 – Jean Joseph-Etienne Lenoir patenteou um motor de combustão interna de dupla ação, de ignição por faísca elétrica e alimentado por gás de carvão. Mais tarde, melhorou o motor de modo que pudesse ser executado com petróleo, e o colocou em um vagão de três rodas, conseguindo viajar por 80 quilômetros.
- 1873 – O engenheiro americano George Brayton desenvolveu um motor a dois temposde querosene. Este é considerado o primeiro motor a óleo seguro e prático.
- 1876 – Nikolaus August Otto patenteou o primeiro motor de quatro tempos na Alemanha.
- 1885 – Gottlieb Daimler inventou o protótipo do motor a gasolina moderno.
Tudo em um só veículo: o Benz Motor Car
Karl Benz recebe o crédito por ter inventado o automóvel porque sua invenção era prática, usava um motor de combustão interna movido a gasolina e funcionava como os carros modernos funcionam hoje.
Benz nasceu em 1844 em Karlsruhe, uma cidade no sudoeste da Alemanha. Seu pai era trabalhador ferroviário, e morreu em um acidente quando Benz tinha 2 anos de idade. Apesar de pobre, a mãe de Benz apoiou sua educação. Ele ingressou na Universidade de Karlsruhe aos 15 anos e formou-se em 1864 com um diploma de engenharia mecânica.
O primeiro empreendimento de Benz, uma oficina de fundição de ferro e chapa metálica, fracassou. No entanto, a sua nova noiva, Bertha Ringer, usou seu dote para financiar uma nova fábrica para Benz, para a construção de motores a gás. O inventor então pode começar a construir uma carruagem sem cavalos, movida a gás.
Benz já havia construído três protótipos do carro em 1888, quando Bertha decidiu que era hora de dar alguma visibilidade a suas criações. Ela usou o modelo mais recente para levar seus dois filhos adolescentes até a casa de sua mãe, a 106 quilômetros de distância. Ela teve que improvisar reparos ao longo do caminho usando seu sapato de couro, um pino de cabelo e sua liga.
A viagem bem sucedida mostrou a Benz como melhorar o carro, e ao público duvidoso que os automóveis eram úteis. O Modelo 3 do alemão foi exibido na Feira Mundial de Paris no ano seguinte.
Benz morreu em 1929, apenas dois anos depois de ter se unido à companhia do colega Gottlieb Daimler, também fabricante de carros, para formar o que é hoje o Grupo Daimler, fabricante da Mercedes-Benz.[LiveScience]
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