Parlamentar proporá à Câmara viagem oficial para obter detalhes de irregularidades envolvendo a petrolífera e a holandesa SBM Offshore
Gabriel Castro, de Brasília
Refinaria da Petrobras no complexo do Porto de Suape, em Ipojuca, Pernambuco (Marcelo Sayão/EFE)
O líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), vai pedir à Casa que forme uma comitiva para ir à Holanda apurar a revelação de que funcionários da Petrobras receberam propina para favorecer a empresa SBM Offshore, como mostra reportagem de VEJA desta semana. O pedido será feito durante a reunião de líderes, na próxima terça-feira. "Vou propor um requerimento pedindo a autorização dos líderes para a comitiva oficial", explicou o deputado. De acordo com ele, parlamentares de PSDB, PPS e SDD apoiam a iniciativa.
Leia também: Petrobras recebeu propina de empresa holandesa
Mendonça Filho diz que, se o colégio de líderes da Câmara não aceitar o envio da missão à Holanda, parlamentares de oposição vão viajar por conta própria para tentar obter informações sobre o caso. Na visão dele, a apuração da denúncia pode ajudar a explicar a crise na petrolífera. "A Petrobras está em situação calamitosa do ponto de vista financeiro", disse o líder do DEM. "É um mix de má gestão com corrupção". Mendonça Filho não descarta pedir a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso.
De acordo com documentos enviados ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos e ao Ministério Público da Holanda, a SBM Offshore pagou 30 milhões de reais em propina para funcionários e intermediários da Petrobras em troca de vantagens em contratos com a companhia brasileira. A descoberta foi feita em uma investigação interna da própria empresa holandesa, que fabrica plataformas de extração de petróleo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário