FORD GALAXIE
Na edição anterior tratamos do grandão argentino "Kaiser Carabela". Agora vamos falar sobre um "carraço" lançado em 1967 pela Ford brasileira: o "GALAXIE".
Como muitas coisas da época (hoje, não mais?) ele era uma versão de carro que os americanos produziam em seu país até o ano em que começou a "carreira" aqui. É simples: parou lá? traz para cá!
propaganda de abril/1967
Mas foi muito bom! Tornou-se o primeiro carro de passeio fabricado pela montadora brasileira.
A versão inicial do modelo chamou-se "500". Depois teve outras: "LTD" e "LANDAU" (que, em1973, tornaram-se modelos independentes do tipo "Galaxie").
Galaxie "500" - 1968
Galaxie "500" - 1968
Tudo no Galaxie era "SUPER": o tamanho (5,33 metros de comprimento), a potência (164 hp), avelocidade (chegava a "incriveis" 140 km/h) e o conforto, maciez e luxo.
Foi a "vedete" do 5° Salão do Automóvel de São Paulo, realizado no final de 1966. Nos primeiros meses do ano seguinte já estava chegando às lojas, para deleite de poucos.
Galaxie "LTD" - 1969
Os dois bancos (ou sofás?) eram inteiriços e levavam, confortavelmente, seis pessoas (um pouco apertadinhas, até oito).
Além de direção hidráulica e ar-condicionado (ainda novidades), foi o primeiro carro brasileiro a ter câmbio automático.
O Ford Galaxie deixou de ser fabricado em 1979. O "LTD" em 1982 e o LANDAU em 1983.
Sem dúvida, marcaram época na história da indústria automobilística do Brasil.
Veja mais carros brasileiros: Simca Chambord - Karmann Ghia - Perua Kombi - Vovôs
Nenhum comentário:
Postar um comentário