Vitória! Marco Civil da Internet foi aprovado na Câmara!


 
Consumidores/as Internautas,

O momento é de comemoração! O Marco Civil da Internet foi aprovado pelo plenário da Câmara, ontem, em votação quase unânime. O único voto contra foi do PPS (Partido Popular Socialista). Agora, o projeto de lei segue para o Senado. Esta votação representa um marco histórico para a garantia dos direitos dos internautas brasileiros e reflete a força da mobilização da sociedade por uma rede aberta, livre e neutra, concebida a partir da diversidade e da colaboração.

Ainda temos um longo caminho pela frente: a tramitação no Senado, a aprovação das regulamentações previstas no projeto de lei e a efetivação dos direitos nele assegurados. Além disso, diferentes organizações da sociedade civil, entre elas o Idec, não concordam com a atual redação do artigo 15 (que antes era o artigo 16), que estabelece a um determinado perfil de sites e plataformas online (provedores de aplicações) a obrigação de guardar os registros de navegação dos usuários. Esta discussão, porém, já não será mais feita na Câmara.

Mesmo assim, o texto final avança bastante na proteção de direitos fundamentais do internauta brasileiro. A participação da sociedade civil em todas as etapas, desde a consulta pública de 2009 que originou o PL até as diversas campanhas de mobilização online e offline pela aprovação do Marco Civil, foi determinante para o sucesso.

Veja aqui o posicionamento do Idec quanto à aprovação do Marco Civil da Internet no Brasil

Desde 2012 reunimos mais de 11,5 mil assinaturas nesta campanha. Agradecemos a você por todo o apoio à campanha e esperança pela votação.

Continuamos nessa luta!

Veridiana Alimonti
Idec
 
Idec

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

GUSTAVO CONDE, DE PORTUGAL, SOBRE BOLSONARO

"Eu não queria dizer isso. Pode ferir sensibilidades, desmanchar castelos de areia, coisa e tal. Mas, que se dane. O fato, nu e c...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS