◘ O ENVIO "SUSPEITO" DE DINHEIRO EM UM PEQUENO AVIÃO QUE DESENCADEOU A POLÊMICA NO MÉXICO.

O envio "suspeito" de dinheiro em um pequeno avião que desencadeou a polêmica no México (VIDEO)
Um usuário registrou o momento em que as malas de ingressos foram carregadas na aeronave e postaram o vídeo nas redes. Aconteceu um dia antes de o governador do estado de Chiapas, no sul do México, deixar o cargo.
Um carregamento de sacolas de dinheiro , de um caminhão blindado a um avião particular, acendeu a polêmica em Chiapas, no sudeste do México. 
O momento foi registrado por um usuário que estava no aeroporto Ángel Albino Corzo, onde ocorreu o incidente. Publicado nas redes sociais, deu lugar a dúvidas e dúvidas sobre o dono da aeronave e o destino dos ingressos.
"Desde que cheguei aqui, dois caminhões já estão lançando passagens", ouviu o autor do vídeo, que se tornou viral em Chiapas. No material audiovisual, dois homens armados são vistos, com roupas militares e armas longas, guardando a transferência de dois outros que pegam sacolas de dinheiro do caminhão de segurança e as carregam no avião.
O controvertido embarque ocorreu na quinta-feira, um dia antes do governador de Chiapas, Manuel Velasco, deixar o cargo, que será assumido neste sábado pelo recém-eleito presidente local, Rutilio Escandón. 

O que acendeu o pavio  

Ao conhecer o vídeo, os usuários eclodiu em expressões de raiva em redes porque o governador cessante deixa o escritório deixando Chiapas como uma das instituições mais endividados do México e supostas irregularidades no manejo de fundos públicos, de acordo com dados divulgados pelo Ministério das Finanças e Crédito Público desse país.
Os trabalhadores das dependências públicas estão entre os setores afetados. Para diminuir a tensão, o governador Velasco publicou um comunicado na sexta-feira, em sua conta no Twitter, para informar sobre o pagamento dos benefícios de fim de ano. Acompanhou o anúncio com uma mensagem no perfil da sua conta: "Trabalhando até o último minuto" .
Em defesa de Velasco, o escritório do seu Secretário de Governo sustentou que o avião e o dinheiro que aparecem no vídeo pertencem ao Banco do México. O Ministério Público de Chiapas também se juntou à exoneração do ex-governador: ele indicou que o avião capturado não era o governador do estado e observou que a operação de embarque é " sempre feita uma vez por mês" . 
Para esclarecer as dúvidas expressas nas redes sociais, a Secretaria de Governo de Chiapas tornou pública a comunicação na qual a empresa de transferência privada de valores mobiliários solicita permissão para entrar na rampa do aeroporto e realizar um "serviço especial".

Inconsistências deixam a chama da controvérsia viva

O que ainda deixa dúvidas para muitos usuários nas redes sociais é a inconsistência do documento divulgado pela secretaria supracitada.
O documento é erroneamente e rapidamente datado como "terça-feira, 6 de dezembro", e não com a data prevista da transferência: quinta-feira, 6 de dezembro.
Além disso, o documento é selado um dia antes da entrega do dinheiro por três diferentes órgãos públicos: o Ministério das Comunicações e Transportes, a Polícia Federal e a administração aeroportuária. 
Os usuários também questionaram por que a empresa privada que fornece o serviço de transferência é a que solicita a permissão, enquanto o Banco do México, principal pagador da medida, não aparece em nenhum lugar para registrar a operação.
Até o momento, o banco não emitiu uma declaração oficial a esse respeito. 
Com o escândalo ainda em curso, o novo governador Escandón assumirá o comando em uma cerimônia com a presença do próprio presidente, Manuel López Obrador, informou a imprensa local. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

SALÃO MOTORCLÁSSICO REGRESSA Á CORDOARIA EM MARÇO.

  O Salão Motorclássico, dedicado ao  universo dos veículos clássicos , regressa à Cordoaria Nacional, em Lisboa, nos dias 20, 21 e 22 de Ma...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS