O Suzuki Hayabusa Sport Prototype, também conhecido como HSP 1300, é um
protótipo de um automóvel desportivo de dois lugares, com base na Fórmula
Suzuki Hayabusa, onde correm monolugares com motores da moto que dá nome ao
campeonato, desenvolvido em 2002 pela Suzuki Sport. A Suzuki queria desenvolver
um automóvel super leve, com distribuição de peso ideal de 50/50, com baixo
centro de gravidade, pouca massa não suspensa, distância entre eixos curta e
baixo arrasto aerodinâmico. Este automóvel utiliza várias peças genuínas do
catálogo da Suzuki para ser mais barato, excluindo o diferencial traseiro e as
suspensões.
A Suzuki Sport desenvolveu uma estrutura em aço para o chassis e painéis em
alumínio onde, posteriormente, foi colocado o motor da Suzuki GSX-R 1300R
Hayabusa na frente numa posição central. A carroçaria é feita em FRP reforçada
a fibra de carbono, com portas “asa de gaivota”, de modo a ser mais fácil
entrar no habitáculo. O design foi feito com base em vários testes em túnel de
vento na Suzuki Sport, para ter a melhor aerodinâmica possível, tendo obtido um
Cx de 0.29. Além disso, através do fundo plano, este automóvel consegue ter
efeito solo. Para ter um centro de gravidade baixo, a Suzuki instalou um
sistema de escape que passa entre a carroçaria e o chassis de alumínio, saindo
centralmente na traseira.
O motor de quatro cilindros em linha é um Suzuki W701 de 1.3L (1299cc) de
cilindrada, com 16 válvulas, cabeça DOHC, que debita 175 cv às 9800 rpm e 138
Nm às 7000 rpm. O motor tem uma taxa de compressão de 11:1 e atinge o máximo de
11000 rpm. A potência do motor é enviada para as rodas traseiras através de uma
caixa de seis velocidades sequencial. Alcança uma velocidade máxima de 270 km/h
e chega aos 100 km/h em 3seg. Está equipado com pneus 215/45 ZR 17. Tem uma
distância entre eixos de 2200 mm, um comprimento de 3790 mm, uma largura de
1760 mm e uma altura de 1100 mm.
O baixo peso, de 550 kg, ajuda a ter uma
condução e performance semelhante a uma mota. A Suzuki preocupou-se com a
segurança dos ocupantes e simulou vários testes de impacto para uma maior
segurança de toda a estrutura. Apesar de todo o investimento, este modelo não
passou de protótipo, não se sabendo quantos exemplares foram construídos.
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