NASA ► ASTERÓIDE GIGANTE PASSA PELA TERRA A UMA VELOCIDADE DE 44 MIL KM/HORA.


É o maior objeto dos dez que passam junto à Terra nesta semana de Natal. Mas esteve sempre a milhões de km de distância do nosso planeta.

É maior que o edifício do World Trade Center e passou ao lado da Terra. Um asteroide gigante passou esta quinta-feira pela Terra, de acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da NASA, mas não era possível que a rocha atingisse o planeta. 

Na sua trajetória mais próxima, calcula-se que esteve a 7,2 milhões de km do nosso planeta, ou o equivalente a cerca de 19 vezes a distância entre a Terra e a Lua. 

A passagem do asteroide ocorreu esta quinta-feira, 26 de dezembro por volta das 02.54, mostram os dados do CNEOS.

Com base no brilho, os cientistas determinaram o seu tamanho. Estima-se que o asteroide tenha medidas entre 280 e 620 metros de diâmetro, o que o torna maior que o World Trade Center em Nova Iorque, o edifício mais alto dos Estados Unidos com uma altura de 540 metros.

Os dados também mostram que o asteroide terá passado a uma velocidade da Terra em torno de 44.250 km por hora.

Os cientistas conhecem muito bem a órbita do CH59 - a designação do asteroide - em torno do Sol e as projeções indicavam com segurança que não existia a possibilidade de colidir com a Terra.

No entanto, há uma pequena hipótese de no futuro a gigantesca rocha possa vir a atravessar a órbita da Terra ao longo dos próximos séculos ou milénios. 

Como resultado, os investigadores vão continuar a monitorizar a forma como a sua órbita evolui, com o objetivo de prever melhor a trajetória.

Qualquer cometa ou asteroide cujo percurso em redor do Sol o leve a 195 milhões de km da estrela e a 48 milhões de km da órbita do nosso planeta é definido como um "objeto próximo à Terra". Este CH59 enquadra-se nessa categoria.

Esta rocha gigante também é definida como "potencialmente perigosa" por duas razões. 

Por um lado estima-se que mede mais de 280 metros de diâmetro e, por outro, prevê-se que esteja dentro das 0,05 unidades astronómicas (cerca de 4,6 milhões de km) da Terra.

Atualmente, os cientistas conhecem cerca de 25 mil NEOs [Objetos Próximos da Terra], O diretor do CNEOS, Paul Chodas, considera que, provavelmente, existirão muitos mais, já que descobrimos apenas cerca de 35% do total.

Dos 25 mil conhecidos, cerca de 5 mil são considerados potencialmente perigosos, disse Chodas.

O CH59 é um dos 10 NEOs que passam pela Terra nesta semana de Natal, de acordo com a NASA. É de longe o maior, com todos os restantes a medirem menos de 140 metros de diâmetro.

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

MADURO FOI CAPTURADO NESTA MADRUGADA PELOS "EUA", EM ATAQUE SURPRESA NA VENEZUELA.

  Explosões são sentidas em Caracas, na madrugada deste sábado, em meio ao ataque americano.  (Foto:   EFE ) EUA capturam ditador Maduro...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS