A SALA SECRETA ONDE HENRY FORD DESENHOU O MODELO 'T'.

 

O Ford Model T passou da ideia à iniciação da construção do protótipo numa sala no terceiro andar do prédio nº 461 da Avenida Piquette, em Detroit. De 1904 a 1910, esta morada era a sede da Ford Motor Company, sendo a primeira fábrica construída para o efeito de Henry Ford. Foi nesta fábrica, que foram produzidos os Model B, C, F, K, N, R e S.

Em 1906, o Ford Model N, juntamente com os desportivos Model R e S, era o modelo mais vendido na América. Henry queria construir um automóvel fiável, leve, familiar e que pudesse ser comprado pela classe média. Em Janeiro de 1907, a sala que se situava no terceiro piso da fábrica, passou a ser o centro das atenções de Henry Ford, pois foi aí que começou a desenvolver o seu novo automóvel. Só algumas pessoas da confiança de Henry tinham acesso a essa sala, e quando ele se ausentava, a sala era fechada a cadeado. Durante sensivelmente um ano, o Ford Model T ganhou forma, até à construção do primeiro protótipo, na Primavera de 1908. A produção iniciou-se a 27 de Setembro do mesmo ano e a apresentação no dia 1 de Outubro. Durante os 17 anos em que o Model T esteve em produção, metade dos automóveis do planeta eram Model T e a América passou de um país com uma sociedade rural e agrária, para uma sociedade urbanizada e industrializada.

A sala onde o Model T ganhou forma, conhecida por “secret experimental room”, foi desmantelada após o início de produção do Model T, pois era necessário aproveitar todo o espaço para a produção do automóvel. Desde o início que a procura excedia, e muito, a capacidade de produção e com isso a fábrica da Ford foi mudada para Highland Park, em 1913. Além disso, todos os Model T construídos em Piquette, que foram cerca de 12.000, eram construídos pela mesma equipa, ou seja, a equipa que iniciava a produção continuava até o exemplar estar finalizado e assim sucessivamente.

Mais de 111 anos depois do início da produção do Model T, a sala voltou ao que era na época, com uma recriação fiel àquela que colocou a América sob rodas. A pesquisa foi iniciada pelo arqueologista industrial Richard Anderson, tendo por fase a construção do edifício e entrevistas dadas na época, conseguindo recriar o ambiente, assim como, utilizar ferramentas utilizadas por Henry, incluindo um chassis de um Model N, que foi o ponto de início. As próprias lâmpadas foram recriadas pela Kirlin Lighting, a partir de uma original encontrada na posse de um coleccionador canadiano.

A fábrica da Ford na Avenida Piquette é agora um museu e, além da sala, tem dois andares onde estão presentes vários veículos da era pré-Primeira Guerra Mundial.

al.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow

al.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow

al.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow

al.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow

al.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow


al.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow

al.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

JOHN FITZGERALD KENNEDY COM 107 ANOS, NÃO MORREU, FOI RETIRADO PELOS CHAPÉUS BRANCOS E MANTIDO NO SERVIÇO DE PROTEÇÃO Á TESTEMUNHA.

  BOOM! CHAPÉUS BRANCOS EM AÇÃO: A FUGA INACREDITÁVEL! O PLANO DE ASSASSINATO FRUSTRADO  DE JFK E A REVIRAVOLTA NA PROTEÇÃO DE TESTEMUNHAS M...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS