A SALA SECRETA ONDE HENRY FORD DESENHOU O MODELO 'T'.

 

O Ford Model T passou da ideia à iniciação da construção do protótipo numa sala no terceiro andar do prédio nº 461 da Avenida Piquette, em Detroit. De 1904 a 1910, esta morada era a sede da Ford Motor Company, sendo a primeira fábrica construída para o efeito de Henry Ford. Foi nesta fábrica, que foram produzidos os Model B, C, F, K, N, R e S.

Em 1906, o Ford Model N, juntamente com os desportivos Model R e S, era o modelo mais vendido na América. Henry queria construir um automóvel fiável, leve, familiar e que pudesse ser comprado pela classe média. Em Janeiro de 1907, a sala que se situava no terceiro piso da fábrica, passou a ser o centro das atenções de Henry Ford, pois foi aí que começou a desenvolver o seu novo automóvel. Só algumas pessoas da confiança de Henry tinham acesso a essa sala, e quando ele se ausentava, a sala era fechada a cadeado. Durante sensivelmente um ano, o Ford Model T ganhou forma, até à construção do primeiro protótipo, na Primavera de 1908. A produção iniciou-se a 27 de Setembro do mesmo ano e a apresentação no dia 1 de Outubro. Durante os 17 anos em que o Model T esteve em produção, metade dos automóveis do planeta eram Model T e a América passou de um país com uma sociedade rural e agrária, para uma sociedade urbanizada e industrializada.

A sala onde o Model T ganhou forma, conhecida por “secret experimental room”, foi desmantelada após o início de produção do Model T, pois era necessário aproveitar todo o espaço para a produção do automóvel. Desde o início que a procura excedia, e muito, a capacidade de produção e com isso a fábrica da Ford foi mudada para Highland Park, em 1913. Além disso, todos os Model T construídos em Piquette, que foram cerca de 12.000, eram construídos pela mesma equipa, ou seja, a equipa que iniciava a produção continuava até o exemplar estar finalizado e assim sucessivamente.

Mais de 111 anos depois do início da produção do Model T, a sala voltou ao que era na época, com uma recriação fiel àquela que colocou a América sob rodas. A pesquisa foi iniciada pelo arqueologista industrial Richard Anderson, tendo por fase a construção do edifício e entrevistas dadas na época, conseguindo recriar o ambiente, assim como, utilizar ferramentas utilizadas por Henry, incluindo um chassis de um Model N, que foi o ponto de início. As próprias lâmpadas foram recriadas pela Kirlin Lighting, a partir de uma original encontrada na posse de um coleccionador canadiano.

A fábrica da Ford na Avenida Piquette é agora um museu e, além da sala, tem dois andares onde estão presentes vários veículos da era pré-Primeira Guerra Mundial.

al.

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