O Ford Model T passou da ideia à iniciação da
construção do protótipo numa sala no terceiro andar do prédio nº 461 da Avenida
Piquette, em Detroit. De 1904 a 1910, esta morada era a sede da Ford Motor
Company, sendo a primeira fábrica construída para o efeito de Henry Ford. Foi
nesta fábrica, que foram produzidos os Model B, C, F, K, N, R e S.
Em 1906, o Ford Model N, juntamente com os desportivos Model R e
S, era o modelo mais vendido na América. Henry queria construir um automóvel
fiável, leve, familiar e que pudesse ser comprado pela classe média. Em Janeiro
de 1907, a sala que se situava no terceiro piso da fábrica, passou a ser o
centro das atenções de Henry Ford, pois foi aí que começou a desenvolver o seu
novo automóvel. Só algumas pessoas da confiança de Henry tinham acesso a essa
sala, e quando ele se ausentava, a sala era fechada a cadeado. Durante
sensivelmente um ano, o Ford Model T ganhou forma, até à construção do primeiro
protótipo, na Primavera de 1908. A produção iniciou-se a 27 de Setembro do
mesmo ano e a apresentação no dia 1 de Outubro. Durante os 17 anos em que o
Model T esteve em produção, metade dos automóveis do planeta eram Model T e a
América passou de um país com uma sociedade rural e agrária, para uma sociedade
urbanizada e industrializada.
A sala onde o Model T ganhou forma, conhecida por “secret
experimental room”, foi desmantelada após o início de produção do
Model T, pois era necessário aproveitar todo o espaço para a produção do
automóvel. Desde o início que a procura excedia, e muito, a capacidade de
produção e com isso a fábrica da Ford foi mudada para Highland Park, em 1913.
Além disso, todos os Model T construídos em Piquette, que foram cerca de
12.000, eram construídos pela mesma equipa, ou seja, a equipa que iniciava a
produção continuava até o exemplar estar finalizado e assim sucessivamente.
Mais de 111 anos depois do início da produção do Model T, a sala
voltou ao que era na época, com uma recriação fiel àquela que colocou a América
sob rodas. A pesquisa foi iniciada pelo arqueologista industrial Richard
Anderson, tendo por fase a construção do edifício e entrevistas dadas na época,
conseguindo recriar o ambiente, assim como, utilizar ferramentas utilizadas por
Henry, incluindo um chassis de um Model N, que foi o ponto de início. As
próprias lâmpadas foram recriadas pela Kirlin Lighting, a partir de uma
original encontrada na posse de um coleccionador canadiano.
A fábrica da Ford na Avenida Piquette é agora um museu e, além
da sala, tem dois andares onde estão presentes vários veículos da era
pré-Primeira Guerra Mundial.
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