Restaurar um clássico é um processo complicado, ainda mais quando a base não tem, praticamente, nada para aproveitar. Foi isso que aconteceu a este Aurelia B20 GT de 1952, que se encontrava em muito mau estado, mas mesmo assim, o seu dono quis restaurá-lo e devolvê-lo à glória dos anos 50.
O restauro deste Lancia demorou cerca de dois anos e meio, e foi executado pela Thornley Kelham, no Reino Unido. A empresa britânica é especializada em Lancia e em quase todos os automóveis italianos. Os seus trabalhadores tiveram mesmo que produzir certos painéis e peças, pois algumas não tinham qualquer salvação. A própria estrutura do automóvel teve de ser reforçada, para se conseguir trabalhar nele, já que existia o risco de se desintegrar.
O objectivo é competir com o Aurelia no Mille Miglia e desse modo foram adicionadas umas backets Rally De Corsa, além de outros elementos da época, como uma alavanca de velocidades da Nardi, dois carburadores e jantes Borrani. Para colmatar o aspecto agressivo, os pára-choques foram retirados e foi utilizada a cor original na carroçaria.
O Lancia Aurelia foi um automóvel que ficou para a história, pois foi o primeiro a ser produzido em série com um motor V6, desenvolvido por Francesco de Virgilio. Foi produzido ao longo de seis séries, de 1950 a 1958 e a capacidade do motor aumentou de 1,8L até aos 2,5L, com várias carroçarias, desde a berlina até ao coupé e descapotável. O Aurelia foi concebido por Vittorio Jano e o nome provém de uma estrada romana, a Via Aurelia. Em 1951 foi lançada a carroçaria coupé do Aurelia, o B20 GT, desenhada pela Ghia e produzida pela Pininfarina, com o motor de 2.0L e 75 cv, passando para 80 cv em 1952. Em 1953 a capacidade do motor aumentou para os 2,5L.
TAGS: Lancia Aurelia B20 GT
Nenhum comentário:
Postar um comentário