RM Sotheby’s leva Bugatti Type 46 Superprofilée a leilão por 700 mil euros

No início da produção automóvel, estes eram produzidos com um chassis separado da carroçaria, ao contrário do que se passa hoje com os chassis monocoque. 

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Com esse tipo de construção, várias eram os fabricantes que vendiam apenas os chassis e a mecânica a carroçadores, para estes construírem uma carroçaria especial. 

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Isto fez com que vários fabricantes ficassem conhecidos, principalmente em Itália, com a Bertone, Pininfarina ou Zagato.

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A Bugatti era conhecida pelos seus desenhos elegantes, concebidos pelo filho do fundador, Jean Bugatti, no entanto, também vendeu chassis para certos carroçadores criarem carroçarias especiais. 

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Por norma, a chegada do chassis até à construção da carroçaria demorava apenas alguns meses. 

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No entanto, o chassis do automóvel do artigo demorou décadas até ser montada uma carroçaria.

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A marca francesa construiu 468 chassis do Type 46 de 1929 a 1933, equipados com o motor de oito cilindros em linha e 5,4 litros de cilindrada. 

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No entanto, nos anos a seguir à Segunda Guerra Mundial, ainda vários estavam sem ser carroçados na fábrica. Quatro desses chassis foram adquiridos por Roland Bugatti, um dos filhos de Ettore. 

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Em 1952, restavam ainda dois chassis sem carroçaria, altura em que foram descobertos por Richard Baudens, que prontamente os adquiriu e enviou para Paris.

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Um dos chassis foi vendido a um coleccionador americano, enquanto o outro, o número 46491, ficou na posse de Baudens, que tinha como objectivo contruir uma carroçaria, mas tal nunca aconteceu. 

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O chassis foi passando de mãos, por entre vários entusiastas da Bugatti, até chegar à Ashton Keynes Vintage Restorations, em Inglaterra.

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Foi aí que recebeu uma carroçaria, construída à mão e inspirada na construída pela Gangloff para um Type 50, conhecido por Superprofilée, sendo uma das carroçarias mais bonitas dos anos 30.

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No final, o resultado é esplendido, trazendo à vida um chassis que estaria condenado, e terminado numa combinação de cores preta e azul.

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Agora a RM Sotheby’s irá levar este automóvel a leilão, num evento em Milão no próximo dia 15 de Junho, com um valor estimado de venda situado entre os 500 mil e os 700 mil euros.

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