‘EUA’ – REDUZEM A POPULAÇÃO DE PRISIONEIROS DA BAÍA DE GUANTÁNAMO PARA APENAS 30.

 

(WatchDogReport.org) – A Defesa dos EUA anunciou na quinta-feira que transferiu outro prisioneiro da Baía de Guantánamo, reduzindo a população desta famosa prisão para apenas 30 pessoas encarceradas. 

Figuras liberais nos Estados Unidos e em todo o mundo comemoraram o anúncio, pois consideram a Baía de Guantánamo um dos piores símbolos da guerra contra o terror do país.

De acordo com um comunicado do Pentágono , os Estados Unidos devolveram Said bin Brahim bin Umran Bakush à Argélia depois de serem capturados pelas forças americanas em 2022 no Paquistão. 

As autoridades dos EUA o repatriaram após uma audiência do conselho em 2022 que determinou que sua detenção não era necessária para proteger a segurança nacional do país. 

Em fevereiro, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, notificou a Câmara dos Representantes sobre a libertação iminente de Bakush.

O presidente Joe Biden prometeu fechar Guantánamo desde que anunciou sua candidatura presidencial para as eleições de 2020. 

Muitos ativistas progressistas em todo o mundo criticaram a prisão por seu uso como um local negro para supostamente torturar prisioneiros internacionais sem proteção sob as leis de direitos humanos.

Com a libertação de Bakush e Majid Khan no início deste ano, a prisão agora tem apenas 30 detidos, incluindo 16 que atualmente podem ser transferidos. 

As autoridades americanas prenderam Bakush após os ataques terroristas de 11 de setembro, enquanto autoridades americanas tentavam interrogar pessoas relacionadas a grupos terroristas no Oriente Médio. 

De acordo com inúmeros relatos, centenas de suspeitos passaram por esta prisão no momento em que a população da Baía de Guantánamo estava em seu ponto mais alto.

Após ser capturado, a Casa Branca o acusou de ter ligações com a Al Qaeda e de ser instrutor de diversas organizações acusadas de jihadismo. 

Apesar dessas acusações, Bakush sempre negou todas as acusações de terrorismo.

Conforme relatado pela Human Rights First, Bakush foi complacente e nunca expressou nenhum tipo de ideologia extremista durante seu tempo na prisão.

Direitos autorais 2023, WatchDogReport.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

ZUCKERBERG DIZ SE ALIAR A TRUMP CONTRA "TRIBUNAIS SECRETOS NA AMÉRICA LATINA".

  BOMBA! Mark Zuckerberg reconhece que suas redes viraram centrais de censura e anuncia mudanças profundas para garantir liberdade de expres...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS