O Jaguar XJ-S foi lançado no mercado a 10 de Setembro de 1975, mantendo-se em produção até 1996 construído com base na berlina XJ e com duas carroçarias disponíveis, o coupé e o descapotável.
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O seu desenho inicial esteve a cargo de Malcolm Sayer, no
entanto, este viria a falecer em 1970 sem ver terminado o seu trabalho.
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A versão mais desportiva era denominada de Jaguar XJR-S e foi lançada em 1988, produzida pela recém-formada JaguarSport, o resultado da parceria entre a Jaguar e a TWR. s.
Aquando do
lançamento este modelo estava equipado com o motor V12 de 5,3 litros de
cilindrada e que produzia 318cv. Além do motor, esta versão tinha um estilo
mais arrojado, jantes especificas de 15”, pneus mais largos, suspensão
especifica e um interior mais luxuoso.
Em Setembro de 1989, o XJR-S passa a contar com o motor V12 de 6,0 litros debaixo do capot, equipado com sistema de injecção e gestão do motor Zytek, para agora produzir 333cv às 5250rpm e 495Nm de binário às 3650rpm.
Acoplado ao motor está uma caixa automática de três velocidades GM400 da General Motors.
A partir de 1990, a Jaguar procedeu a um redesenho do modelo, já sob o controlo da Ford, e o nome perdeu o hifene, ficando apenas XJS.
No entanto, a grande alteração no desenho era mais notória
na traseira, enquanto que a frente manteve praticamente o mesmo aspecto do
modelo lançado em 1975, estando já há 15 anos no mercado.
Foi esse problema que Paul Bailey, através da sua empresa PBB Design fundada em 1987, quis resolver, aplicando uma frente muito mais apelativa e moderna, além do alargamento de vias nos dois eixos, jantes de 17” Compomotive e alguns apontamentos estéticos na traseira, como um novo para-choques e spoiler, apelidando este modelo de Monaco.
A suspensão
também era recalibrada pela Harvey Bailey Engineering. A produção ficou
restrita a apenas doze unidades, sendo que o Sultão de Brunei adquiriu dois
exemplares.
Presente neste artigo está o primeiro Monaco
produzido pela PBB Design em 1991, sendo este o modelo utilizado para acertar
os pormenores dos restantes exemplares, assim como para publicitar o modelo. No
entanto, a história deste automóvel pode ser contada em duas partes.
Nasceu como um XJS V12 tradicional, sendo então
convertido pela PBB Design e, posteriormente, vendido ao seu primeiro
proprietário. Seria vendido ao seu segundo proprietário que em 1999 contactou
Paul Hands, para transformar o seu automóvel num XJR-S. Ao invés de aplicar as
alterações no automóvel original, Hands procurou um XJR-S 6.0 e retirou todos
os elementos específicos do Monaco do XJS V12 e aplicou-os no novo automóvel.
No passado dia 25 de Fevereiro foi a leilão,
através da Silverstone Auctions, aquando do Race Retro, sendo vendido por
24.750 libras, cerca de 28 mil euros.
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