MORAES LIBERA IMAGENS DAS CAMERAS DO CIRCUITO INTERNO DO PLANALTO. VEJA OS VIDEOS.

 

Terra Brasil Notícias 

 Imagens do circuito interno do Planalto no dia 8 de janeiro, liberadas por Moraes nesta sexta, mostram agentes pedindo aos invasores para se retirarem; VEJA VÍDEOS   

O GSI (Gabinete de Segurança Institucional) entregou ao STF (Supremo Tribunal Federal), a íntegra das imagens do Palácio do Planalto do 8 de Janeiro e uma cópia da sindicância aberta, informou o ministro interino Ricardo Capelli pelas redes sociais. 

Ao todo, são mais de 900 horas de gravações por mais de 30 câmeras.

A entrega vem após uma determinação do ministro Alexandre de Moraes que determinou, na sexta-feira, 21, a quebra de sigilo das imagens. 

“Determino a quebra do sigilo da divulgação das imagens do dia 8/1/2023 do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto em poder do GSI, com o envio a esta Suprema Corte, em 48 horas, de todo o material existente, observada a preservação integral das imagens, que será aferida em posterior perícia, para efeito de preservação da cadeia de custódia”, diz Moraes no despacho.

O magistrado, que é relator do inquérito sobre os atos de 8 de Janeiro, pediu que o material fosse enviado ao Supremo em até 48 horas. 

O pedido do ministro revela que, mesmo sob inquérito aberto, o Supremo não detinha o acesso aos vídeos na íntegra, o que pode configurar obstrução de Justiça.

Pela manhã, também por meio das redes sociais, Capelli, havia respondido à determinação de Moraes, afirmando que iria enviar ao STF o material solicitado e que tornaria públicas todas as imagens de vídeo captadas naquele dia.

A Jovem Pan teve acesso às imagens do circuito interno de segurança do Planalto que levaram à queda do ministro do gabinete Gonçalves Dias. 

Nos vídeos, ele aparecia no Palácio do Planalto durante nos atos de 8 de Janeiro. 

Imagens do circuito de segurança do Planalto mostram Dias andando pelo local durante a invasão. 

Na gravação é possível ver o general caminhando no terceiro andar do palácio, na antessala do gabinete do presidente da República. 

Minutos depois, ele caminha pelo mesmo corredor que invasores e, aparentemente, indica a saída de emergência aos manifestantes.

No trecho divulgado ao longo da semana, além de Dias aparecer nas imagens, aparecem também servidores do GSI conversando com os invasores. 

Um dos servidores, o major José Eduardo Natale, chega a oferecer água aos invasores.

O trecho veiculado ao longo da semana foi editado. 

As novas imagens do circuito interno mostram outros momentos da movimentação do dia 8. 

Há momentos em que Natale conversa com extremistas. 

Mas também há momentos em que o major pede para eles saírem dos locais invadidos.

O material entregue neste sábado tinha sido colocado sob sigilo pelo governo federal. 

Na sexta-feira, 21, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu ao chefe interino do GSI que faça um raio-X no órgão para identificar e punir possíveis envolvidos nos atos de vandalismo do Distrito Federal.

“Esse raio-X tem que ser feito. 

Uma das ações, das possibilidades neste momento de interinidade, é exatamente esse raio-X, como as instituições que buscam identificar evidências de relação de servidores civis ou militares com os atos terroristas vêm fazendo, através da Polícia Federal e dos instrumentos do judiciário”, disse Padilha.

Veja os vídeos a seguir:

Créditos: Jovem Pan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

ZUCKERBERG DIZ SE ALIAR A TRUMP CONTRA "TRIBUNAIS SECRETOS NA AMÉRICA LATINA".

  BOMBA! Mark Zuckerberg reconhece que suas redes viraram centrais de censura e anuncia mudanças profundas para garantir liberdade de expres...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS