ARQUIVO DO BLOG

Texto do GENERAL PAULO CHAGAS EM SEUS Twitter.

 

Texto do Gen. Paulo Chagas, em seu Twitter.


Seu maior recado... está no...último parágrafo.....

Esse dia chegará.....


A força atávica dos valores morais e democráticos do Exército de Caxias.

 

Caros amigos

 

Em 2004, no posto de General de Brigada, servindo no Estado Maior do Exército (EME), entreguei aos meus chefes imediatos um documento pessoal que, entre outras coisas, dizia: 

"... entendo que, se as Forças Armadas continuarem silenciosas em relação aos atos e fatos que [direta ou indiretamente] interferem em sua missão constitucional, (...), mantendo-se, por inação, coniventes com os projetos de poder do governo da ocasião, elas verão surgir, rapidamente, a cizânia e a quebra da coesão entre seus quadros e se transformarão (...) em milícias manipuladas pelo interesse corrupto dos políticos, mal equipadas, despreparadas e, principalmente, mais preocupadas em sobreviver do que em servir"! 


Diga-se de passagem e para o bem da verdade, que a atitude acima questionada tomou direção e forma corretas durante o Comando e a liderança do General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, a quem credito a minha amizade e a minha eterna admiração.

 

Em 2006, minha carreira foi interrompida no posto de General de Brigada e, consequentemente, não tive mais acesso às informações que devem ser facultadas aos postos e funções de maior responsabilidade.

 

No entanto, o relacionamento próximo e franco que mantenho com meus camaradas no serviço ativo me enseja um bom nível de conhecimento sobre a percepção política e estratégica do Exército e de seus integrantes face à dinâmica da conjuntura nacional.

 

Nunca me permiti deixar de prestigiar os meus camaradas em função de comando e, sempre que possível, de transmitir-lhes este sentimento de confiança sem nunca esquecer de agregar a ele o meu juízo crítico construtivo. 


Tenho assim procedido porque parto do princípio de que eles têm a mesma formação e a mesma vivência que eu tenho, conhecem o seu dever, estão melhor informados e tão ou mais bem preparados do que eu julgo que estaria se estivesse em seus lugares.


Assim faço porque, aconteça o que acontecer, não estando na ativa, não poderei dividir com eles as responsabilidades que lhes cabem por suas decisões, ações ou omissões, diferentemente do tempo em que eu podia e devia, por escrito ou não, dizer o que pensava aos meus subordinados e aos meus chefes imediatos.


O comprometimento das Instituições Militares com o Brasil está muito acima das promessas de quaisquer líderes políticos que, oportunística e falsamente, de tempos em tempos, colocam-se à frente dos anseios do povo. 


 Em que pese a crise política, econômica, social, jurídica e moral em que vivem os brasileiros, seja qual for o contexto vindouro, mantenho-me convencido de que, no que depender do Exército, o resultado final será positivo, cabendo a nós outros, civis e militares em reserva ou reformados, continuar unidos e crentes na força atávica dos valores morais e democráticos que historicamente têm indicado o caminho do dever ao Exército de Caxias, o Exército de Sempre.


A Nação sempre terá razões para orgulhar-se dos seus soldados, marinheiros e aviadores e no futuro lamentará, constrangida, ter dado crédito às mentiras e às falsas profecias de seus eternos e novos detratores.

 

Paulo Chagas

(Orgulhoso Oficial General Reformado do Exército Brasileiro). 


Participe ✍️ Compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

06-05-2024 | A NAIOR TRANSFERÊNCIA GLOBAL DE RIQUEZA COMEÇOU EM 05 DE MAIO.

5/6: A maior transferência global de riqueza começou em 5 de maio Manhã de segunda-feira, 6 de maio de 2024 “Black Swan” está silenci...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS