Uma
fotografia rara de 1850, mostrando a escavação das enormes estátuas da Porta de
Nergal da antiga cidade de Nínive.
Esta
estátua era um dos dois homens-touro alados (também conhecidos como lamassu)
que guardavam uma das várias entradas de Nínive, datada da época do rei
Senaquerib, 740 aC. cerca de – Nínive, 681 AC.
Infelizmente,
esta antiga estátua foi destruída.
Voce possivelmente já deve ter visto essa representação em algum livro ou artigo por ai, mas na cultura ocidental, ela não é muito conhecida.
Então, vamos lá!
Apresento a você o Iamassu!
Os Iamassu, ou Homens-Touros Alados, são figuras mitológicas que desempenharam um papel proeminente na cultura da antiga Mesopotâmia.
Essas criaturas híbridas
eram frequentemente retratadas em relevos e esculturas que datam do terceiro
milênio a.C. até o primeiro milênio a.C. Suas representações artísticas
apresentam características distintas, com corpos humanos, cabeças de touro e
asas de águia ou falcão.
Os Iamassu tinham um significado simbólico multifacetado.
A cabeça de touro representava a força e a virilidade, enquanto as asas aladas denotavam a divindade e a capacidade de voar entre os reinos terreno e divino.
Sua forma
híbrida servia como uma expressão de dualidade, sugerindo a união entre o
humano e o divino.
Uma das funções mais notáveis dos Iamassu era servir como guardiões e protetores.
Eles eram frequentemente posicionados nas entradas de palácios e templos, onde desempenhavam um papel vital na defesa contra forças malignas e na proteção dos lugares sagrados.
Sua presença imponente e aparência intimidante era destinada
a dissuadir invasores e espíritos malévolos.
Além de sua função como guardiões, os Iamassu eram vistos como intermediários entre os deuses e a humanidade.
Eles eram considerados mensageiros divinos, ajudando a facilitar a comunicação entre os reinos terreno e celestial.
Esse papel era
essencial na crença mesopotâmica de que a intervenção divina estava presente na
vida cotidiana.
As representações artísticas dos Iamassu demonstram um alto nível de habilidade e técnica na escultura e na arte em relevo.
As esculturas eram frequentemente
esculpidas em pedra, incluindo alabastro e calcário, com detalhes intrincados,
como asas estilizadas e características faciais expressivas.
Os Iamassu continuaram a ser uma figura mitológica relevante ao longo da história mesopotâmica.
Sua imagem e simbolismo foram adotados e adaptados por várias civilizações, incluindo os assírios e babilônios.
Além disso, sua influência
transcendeu a antiguidade, com suas representações sendo estudadas e admiradas
até os dias de hoje, proporcionando insights valiosos sobre a mitologia, a arte
e a religião da Mesopotâmia.
Texto
e pesquisa por Fagner Oliveira
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