Giotto Bizzarrini foi um dos mais consagrados engenheiros italianos dos anos 50, 60 e 70, tendo trabalhado em muitos automóveis desportivos, entre os quais o Ferrari 250 GTO e o Iso Grifo.
A primeira marca para a qual trabalhou foi a Alfa Romeo em 1953, na qual foi responsável pelo desenvolvimento do chassis do Alfa Romeo Giulietta, indo para a Ferrari em 1957, demonstrando sempre uma habilidade fora do comum, que culminaria na criação do Ferrari 250 GTO.
Antes de fundar a sua própria marca, Giotto ainda passou pela Iso Rivolta. Viria a falecer a 13 de Maio de 2023 aos 96 anos.
Ao longo do tempo foram feitas várias tentativas para trazer de novo a marca ao activo, sendo que em 2020 os direitos da Bizzarrini foram adquiridos pela Pegasus Brands, com planos para reactivar a produção, seguindo o conceito das “Continuation Series”, nascendo assim o Bizzarrini 5300 GT Corsa Revival.
Agora, a Bizzarrini apresento o Giotto, o primeiro automóvel totalmente novo e que presta homenagem ao seu fundador.
O desenho esteve a cargo da mesma pessoa que desenhou na época o Bizzarrini 5300GT, Giorgetto Giugiaro, que desta vez contou com a ajuda do seu filho Fabrizio.
Ao nível mecânico está equipado com um motor V12 desenvolvido pela Cosworth, com 6.626cc de cilindrada, número esse que foi inspirado na data de nascimento de Giotto, 6 de Junho de 1926. Acoplado ao motor está uma caixa de dupla embraiagem com oito velocidades.
A Bizzarrini espera iniciar os testes de estrada do Giotto no final de 2024, não havendo ainda data prevista para o início da produção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário