A ORIGEM DO DINHEIRO E DA PALAVRA SALÁRIO!


👑👑👑👑👑👑

A ORIGEM DO DINHEIRO E DA PALAVRA SALÁRIO!

 

O nome que se dava para a prática de trocar mercadorias antes que tivesse o papel moeda era "ESCAMBO", mas isso muitas vezes não acontecia de forma justa, pois trocar 3 galinhas por um porco, ou uma tora de madeira Pau Brasil por dúzias de ovos, ficava difícil fazer essa equivalência.

 

Por isso houve a necessidade de se buscar algo mais real e justo, então os homens da época identificaram que havia um produto que era uma necessidade de todos, o SAL, pois ele conservava grande parte dos outros produtos preresíveis, então todos começaram a adquirir quantidades grandes de SAL, pois quando precisavam de algum produtos ou serviço, trocavam ou pagavam em quantidades de SAL.

Os trabalhadores que prestavam algum serviço na época também começaram a receber pelos seus serviços em SAL.

 

De onde surgiu a palavra SALÁRIO.

O SAL tinha três funções valiosas na antiguidade, ele servia para cicatrizar feridas, servia para temperar e dar gosto aos alimentos, e servia para conservar alimentos perecíveis, e por conta disso ter sido colocado como moeda de pagamento e troca,  e a sua inevitável valorização.

A palavra SALÁRIO vem da palavra SALARIUM ARGENTUM, salarium > salário.

ARGENTUM: Prata, dinheiro.

SALARIUM: Derivado do sal, salário.

SALARIUM ARGENTUM: Dinheiro de sal.

 

Então SALARIUM do Latim significa:

Pagamento com sal.

Que tal receber o seu salário em porções de SAL nos dias de hoje?

Não tem sentido, não é, mas já teve.

 

Com o tempo eles começaram a ver que o sal era muito fácil de se perder, se um trabalhador recebesse seu salário em sal em um saco de papel, e no caminho para sua casa ele pegasse uma chuva, todo seu salário iria por água a baixo.

Por conta disso nessa época, os homens começaram a descobrir o valor dos metais, Ouro, Prata e outros metais preciosos, onde enxergaram que era muito mais fácil e seguro os metais, eles eram resistente, ou seja, eles não iriam se perder em uma chuva por exemplo, então os homens passaram a usar o ouro e outros metais como pagamento.

Mas agora um outro problema surgiu, como mensurar uma troca de uma barra de ouro de 100 gramas por mercadoria, aí alguém teve a ideia de cunhar pedaços fracionados de mesmo peso para ter porções menores para facilitar as transações, onde surgiram as moedas de Ouro, de Prata e de outros metais.

 

Mas um outro problema surgiu, os ladrões, pois para carregar grandes quantidades de moedas de ouro para lá e para cá era muito perigoso, e mesmo para ter essas quantidades em casa, chamava muita atenção, começaram a acontecer os roubos, foi aí que alguém teve a ideia de criar os bancos para guardar e garantir aquele ouro, e o proprietário que colocasse o ouro lá, recebia um papel que valia aquela quantidade de ouro (Isso era o lastro), representava o que a pessoa tinha dentro daquela casa (Banco) que guardava seu ouro, em troca o banco cobrava um percentual daquele ouro.

Aquele papel começou a ser chamado de papel moeda, e valia exatamente o que aquela pessoa tinha de ouro guardado no banco.

Um outro problema surgiu, como aquele papel que valia todo o ouro daquela pessoa, iria ser repartido para comprar produtos de pequeno valor. 

Então começaram a criar papéis de menor valor dentro daquele montante total que aquela pessoa tinha no banco, ou seja, um papel que valia 5, outro que valia 10, outro que valia 20, 50, 100, e assim por diante, foi onde surgiu o dinheiro de papel, mas ainda tinha lastro.

 

Nessa ocasião os banqueiros junto a outros poderosos da época, viram a possibilidade de criar dinheiro, aquele mesmo papel moeda sem lastro, sem garantia, foi aonde começaram a imprimir papel, dinheiro.

Começaram a impressão de dinheiro sem lastro, gerando desigualdade, inflação, escravidão, pois os poderosos poderiam ter a quantia que eles quisessem, sem limite, pois não havia mais parâmetro, não havia mais lastro, eles imprimiam quanto eles quisessem.

E isso chegou até os nossos dias, falando de uma forma bem resumida.

 

MAS FIQUE TRANQUILO!

Tudo isso está com os dias contados, o lastro ouro está de volta, e a desigualdade terá um fim, isso é fantástico.

PREPARE-SE PARA O QUE ESTAR POR VIR, É PODEROSO!

Pastor e Professor Nelson Guimarães

#projetorei #ativaorei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

MED-BED PODERÁ SER ABERTO AO PÚBLICO A PARTIR DE FEVEREIRO.

  Atualização de informações no Medbed: poderá ser aberto ao público a partir de fevereiro 25/01/2025  Em Fevereiro, centros de cura com...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS