ARQUIVO DO BLOG

►DESCOBERTO AQUIFERO ALTER DO CHÃO NA AMAZONIA

►Descoberta pode ser a maior do mundo
O Aquífero Alter do Chão, reserva subterrânea natural da região amazônica, foi apontado como o de maior volume de água potável do mundo. Essa é a conclusão de estudo desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A reserva está localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá, com um volume de 86 mil km³ de água doce, suficiente para abastecer em aproximadamente 100 vezes a população mundial. Segundo os geólogos, há possibilidade do aqüífero ser ainda maior do que o calculado inicialmente.

De acordo com um dos geólogos, Milton Matta, que desenvolve a pesquisa, existem indicativos suficientes para se afirmar tratar-se do maior aquífero do planeta, já que localiza-se sob a maior bacia hidrográfica do mundo, que é a do Amazonas/Solimões.

Ele e seu grupo propõem batizar a reserva de Aquífero Grande Amazônia, "para que tenha uma visibilidade comercial mais interessante", concluiu.

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

R$ 240 BILHÕES: VEREDITO DE ALEXANDRE DE MORAES SOBRE POUPANÇA ATINGE EM CHEIO BANCO CENTRAL E BANCO DO BRASIL.

  26/04/2024 às 9h21  Por: Lennita Lee Home  »  Agora  »  Banco Central: confira tudo sobre a autarquia   »  R$240 bilhões: Veredito de Alex...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS