Militar da Aeronáutica revela que nazistas ocuparam altos postos na ditadura Vargas 27/11/2011

Major-brigadeiro, o veterano militar Rui Moreira Lima revela agora, ao 92 anos, fatos da história recente do país até então presentes apenas em esparsos informes distribuídos nas décadas de 30 e 40 do século passado, como a presença da extrema-direita no governo do presidente e, em seguida, ditador Getúlio Vargas.
Um dos pilotos brasileiros a lutar na II Grande Guerra, Moreira Lima orgulha-se de nunca ter aderido a nenhum golpe de Estado no país.
– Vargas governava cercado por nazistas – lembrou Moreira Lima, em entrevista à jornalista Ana Helena Tavares, editora do sítio Quem Tem Medo da Democracia, na internet.
Mas, diferentemente das ditaduras que reprimem e punem aqueles que são contrários a ela, na guerra – que, como garantiu o Major-Brigadeiro-do-Ar, "começou pelo mar" – os cadetes tinham liberdade de expressão:
– Nós podíamos dizer se torcíamos pelos aliados ou pelos alemães – frisou o militar.
Na entrevista, o militar também critica a tortura durante o regime ditatorial seguinte, perpetrado por setores mais radicais da tropa, após o golpe de 1964.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

MADURO FOI CAPTURADO NESTA MADRUGADA PELOS "EUA", EM ATAQUE SURPRESA NA VENEZUELA.

  Explosões são sentidas em Caracas, na madrugada deste sábado, em meio ao ataque americano.  (Foto:   EFE ) EUA capturam ditador Maduro...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS