Kaspersky Rescue Disk 10
18/01/2012 "Vale a pena ter a ferramenta gravada em um CD para eliminar os vírus do computador e recuperar arquivos. Peca apenas pelo gerenciador de arquivos complicado"
Análise de Felipe Augusto CavalcanteEditor: Público:
Prós
Detecta automaticamente as configurações de rede da máquina para acessar a Internet e atualizar o banco de detecções
Traz uma versão do Firefox para navegar na Internet
Permite recuperar os arquivos existentes do disco rígido da máquina
Traz aplicativo para capturar a tela durante sua utilização
Contras
A ferramenta demora para iniciar em modo gráfico
O gerenciador de arquivos é um tanto complicado para iniciantes
Grava informações no disco rígido ao acessá-lo
Alguns vírus e aplicativos mal intencionados podem tornar o sistema operacional lento e até mesmo impedir sua inicialização. Para esta situação, podemos utilizar discos de recuperação, que trazem antivírus e ferramentas capazes de copiar arquivos do disco rígido para dispositivos como pendrives.
Kaspersky Rescue Disk nos permite acessar arquivos do computador quando o sistema operacional já está comprometido por vírus e outras pragas. Além disso, a ferramenta traz o mecanismo de verificação de vírus do conceituado Kaspersky Anti-Vírus 2012 , que pode ser atualizado durante a execução.
Prático e totalmente traduzido
Diferentemente das outras ferramentas de recuperação de disco que encontramos no mercado, o Kaspersky Rescue Disk foi totalmente traduzido para o português, facilitando sua utilização. Para facilitar, durante a inicialização o aplicativo detecta as configurações da máquina, preparando as conexões de rede.
Caso sejam detectadas corretamente as configurações de rede da máquina, podemos atualizar a base de detecções da ferramenta e utilizar o navegador Mozilla Firefox (Suspenso) para acessar a Internet. Com isso, é possível eliminar até mesmo as ameaças mais recentes.
Por ser executada por meio de um sistema operacional independente, carregado a partir do CD, a ferramenta de detecção elimina até mesmo aqueles arquivos infectados que são bloqueados para a edição pelo Windows, tornando-se também uma forma complementar de segurança.
Pequenos problemas
A ferramenta como um todo funcionou perfeitamente durante os testes, contudo pecou pela complexidade de seu gerenciador de arquivos, que mistura seus arquivos com os do computador. Aqueles acostumados com o sistema operacional Linux não enfrentarão dificuldades.
Mesmo levando uma quantidade considerável de tempo para inicializar em modo gráfico, quando comparado com distribuições Linux LiveCD, o sistema demonstrou bom desempenho. Infelizmente, para realizar a leitura do disco, foi necessário também gravar informações nele, algo que poderia danificar informações.
Conclusões
Mesmo com os pequenos problemas encontrados, o disco de recuperação da Kaspersky é uma boa alternativa para verificar periodicamente a segurança do computador, assim como recuperar informações nos momentos mais difíceis, com o sistema infectado.
Para as situações de emergência, é recomendado manter sempre em mãos um kit de recuperação formado por várias alternativas de ferramentas. Aqui no Superdownloads você também encontra o Hiren's BootCD, podendo utilizá-lo em conjunto com o Kaspersky Rescue Disk.
Como utilizar a ferramenta
Para utilizar a ferramenta, é preciso baixar o arquivo disponibilizado para download e gravá-lo em um CD utilizando ferramentas como ImgBurn e Nero 10 BurnLite Free . Feita a gravação, basta inserir o CD ao ligar o computador, sendo então oferecido o carregamento da ferramenta.
Roda em Windows 95, 98, NT, 2000, Millenium, XP, 2003, DOS, Vista, 2008, 7
Nenhum comentário:
Postar um comentário