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Site brasileiro quer materializar a sua ideia


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 Portal de crowdsourcing refina o projeto com a ajuda dos internautas e comercializa o produto em redes de varejo
30 de Outubro de 2012
Um site de crowdsourcing de ideias acaba de ser lançado no Brasil. Chamado de Estilo Vivo, o portal permite que pessoas enviem suas ideias de produtos e, se aprovados, eles são materializados e produzidos comercialmente. 

Segundo Walter Rodrigues, um dos fundadores do portal, a primeira etapa do processo é detalhar o produto em um formulário apontando a utilidade da ideia. Essa proposta será compartilhada no site para que a comunidade de visitantes façam suas críticas e sugestões. 

Os projetos que receberem maior apoio passam para a fase de desenvolvimento do design do produto, que também conta com a colaboração dos internautas. Profissionais da área criativa mandam opções de design e os melhores ganham prêmios. O vencedor ganha R$ 3 mil, o segundo mais popular ganha R$ 2 mil, o terceiro R$ 1 mil e o quarto e quinto colocados recebem R$ 500 cada um.

A partir daí, o site produz um protótipo com os designs mais adequados - de acordo com avaliações em termos técnicos, econômicos e mercadológicos -, e essas ideias são colocadas em pré-venda no próprio site. Caso o protótipo atinja um mínimo de vendas, ele é produzido em série, ficando disponível para venda do público.

Os três usuários da comunidade que mais contribuíram no debate de ideias, na avaliação do design e na escolha das propostas vencedoras, ainda ganham um exemplar do produto, 20% de desconto sempre que comprá-lo e 10% em qualquer outro objeto do site. Os demais que tiveram interação recebem sempre 10% de desconto na compra do item concretizado.

"A meta é que um objeto seja criado a cada mês. Nossa ideia é dar oportunidade para que as pessoas vejam suas ideias e criações se tornarem realidade", comentou Rodrigues ao Olhar Digital.

O criador participante, obviamente, deve concordar com o modelo de negócio do site, que propõem registrar a patente do produto. O invetor ganha descontos na revenda da sua criação e um prêmio de R$ 500, mas o produto passa a ser propriedade do site. Este por sua vez faz pesquisas de mercado, patentes e viabilidade econômica, além da divulgação do produto.

"Acredito que uma pessoa que já realizou todo o trabalho de pesquisa e já tem o produto rendondinho na cabeça, não vá precisar do site. Já aquelas pessoas que possuem uma ideia, porém não a refinaram, podem contar com a gente. É uma maneira fácil de ganhar dinheiro e ver seu produto materializado no varejo", afirmou.

Segundo o cofundador, a Estilo Vivo já sondou algumas redes de varejo e está aguardando a finalização do primeiro produto para iniciar um parceria com lojas dispostas a vender itens inovadores. Até o momento, o site possui quatro projetos em andamento, sendo que três deles já estão na fase de aprovação pela comunidade de internautas.

De acordo com Rodrigues, a equipe por trás do site é grande e trabalha em conjunto com uma companhia que faz protótipos para indústria aumotobilística. No entanto, o site aceita as mais diversas criações, desde um utensílio doméstico a um gadget supermoderno.

"Queremos criar um vínculo entre influenciadores, nome que demos para essa pessoa que vai trazer ideia de invenções, e os designers, que conseguirão um espaço para divulgar seu potencial de criação", finalizou.


Tem um projeto em mente e quer tentar a sorte? Ou é um design cheio de ideias criativas? Clique 
aqui para entrar no site e conhecer a proposta do Estilo Vivo. Boa sorte!
  
 


 


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