Após terremoto de 7,7 graus no Canadá, tsunami chega ao Havaí com pouca intensidade

  

Epicento do tremor foi registrado 139 quilômetros ao sul da ilha Graham (Colúmbia Britânica), a 17,5 quilômetros de profundidade, segundo os EUA

28 de outubro de 2012 | 3h 06
WASHINGTON – O tsunami gerado pelo terremoto de 7,7 graus da escala Richter que atingiu neste domingo, 28, o litoral noroeste do Canadá, chegou ao Havaí com ondas menores que as previstas, segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC).

A expectativa era que as primeiras ondas tivessem dois metros de altura, mas elas foram menores e não superaram o tamanho das ondas de março de 2011, após o terremoto do Japão. Analistas esperam suspender o alerta nas próximas horas.

Segundo Gérard Fryer, porta-voz do PTWC, as ondas produzidas pelo tsunami podem continuar chegando até sete horas depois da primeira frente. Após o alerta, autoridades tiveram pouco mais de uma hora para preparar a população para chegada das primeiras ondas.

Os serviços de emergência se desdobraram no arquipélago e as sirenes de alarme começaram a soar no litoral para pedir aos residentes de áreas próximas ao nível do mar que se refugiassem em zonas altas.

Também foram habilitados centros comunitários e colégios para que as pessoas próximas ao litoral pudessem esperar que passasse o alerta. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

GUSTAVO CONDE, DE PORTUGAL, SOBRE BOLSONARO

"Eu não queria dizer isso. Pode ferir sensibilidades, desmanchar castelos de areia, coisa e tal. Mas, que se dane. O fato, nu e c...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS