ARQUIVO DO BLOG

App disponibiliza informações sobre voos do mundo todo em tempo real


FlightRadar24 mostra local de origem e destino da aeronave além de dados como altitude, velocidade e o número do voo

por Marina Knöbl
Editora Globo
Imagem: Divulgação
Já imaginou se, ao olhar para o céu, você soubesse para onde o avião está indo, de onde veio e a que velocidade a aeronave está? Isso já é possível. O App FlightRadar24 mostra, em tempo real, todas as informações sobre os aviões que estão próximos a você - e longe também. 
Afinal, é possível acompanhar o tráfego de aviões no mundo inteiro e ter uma noção sobre o espaço aéreo internacional. O serviço disponibiliza informações detalhadas de centenas de voos em trânsito. Para isso, o app usa o mesmo sistema que o site: ao clicar no avião, você descobre a qual companhia ele pertence, de onde vem, para onde está indo, além de dados importantes como a velocidade e a altitude da aeronave.

Repdorução do site
O Flight Radar começou como um hobby, em 2006, quando dois suecos apaixonados por aviação tiveram a ideia de contruir um banco com dados dos receptores ADS-B das regiões norte e central da Europa. Em 2009, eles conseguiram viabilizar o projeto e qualquer pessoa que tivesse dados de receptores ADS-B os enviasse para o banco do Flight Radar. E é assim que, até hoje, a rede se mantém. Pessoas do mundo todo continuam contribuindo para enriquecer o banco de dados com aeronaves, operadoras ou trechos que ainda não estejam diponíveis no sistema.
Como funciona 
A tecnologia usada é chamada de Automatic dependent surveillance broadcast  (ADS-B). As aeronaves partilham os dados do voo por meio de transponders, um dispositivo que envia informações codificadas. Segundo o próprio site, cerca de 60% da frota de aeronaves civis contém transponders de ADS-B.


As informações são propagadas pelo dispositivo instalado nos aviões. Depois, são armazenadas por empresas, que disponibilizam os dados do voo para os desenvolvedores do FlightRadar. Informações, como a rota, a altitude, a velocidade e o local de decolagem e pouso da aeronave são apresentadas em forma de mapa – a ferramenta é integrada ao Google Earth.



Ainda de acordo com o site, existem aproximadamente 500 receptores que captam as informações espalhados pelo mundo todo, gerando dados de mais de seis mil aviões em tempo real. 
Por razões de segurança, a Administração Federal da Aviação dos EUA (FAA) determinou que todos os voos sobre o território controlado por ela são mostrados com cinco minutos de atraso. A FAA disponibiliza dados colhidos por radares de todos os voos comerciais dos Estados Unidos e Canadá – incluindo aqueles que não possuem transponders ADS-B.



Além do site, o FlightRadar24 pode ser baixado em smartphones com os sistemas iOS (iPhone, iPad, iPode Touch) ou Android. O app está disponível em versões free e pro (U$) na Apple Store e no Android Market.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

R$ 240 BILHÕES: VEREDITO DE ALEXANDRE DE MORAES SOBRE POUPANÇA ATINGE EM CHEIO BANCO CENTRAL E BANCO DO BRASIL.

  26/04/2024 às 9h21  Por: Lennita Lee Home  »  Agora  »  Banco Central: confira tudo sobre a autarquia   »  R$240 bilhões: Veredito de Alex...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS