VÍDEO INTERESSANTE: o que está por trás do estouro das pipocas


pipoca
Milhos antes de virarem pipoca: delícia “domesticada” há milhares de anos (Imagem: Reprodução)
Adam Cole, produtor da National Public Radio (NPR), dos Estados Unidos, conseguiu resolver em pouco mais de um minuto, com direito a texto explicativo e imagens em câmera lenta, o mistério que para muitos significa o estouro de uma simples pipoca.
O clipe Popcorn (“pipoca”, em inglês) abre saudando a antiguidade deste irresistível “snack” salgado. Segundo o narrador em off, a pipoca foi “domesticada” há milhares de anos por povos centro-americanos, alguns deles já extintos.
Após a introdução histórica, podemos ver as imagens do milho sendo posto na frigideira. A elucidação sobre o processo que o acompanha é simultânea: “a água superaquecida no interior do milho liquefaz o amido ali contido; a temperatura aumenta, a pressão se faz e… o amido pula para fora, se resfria e solidifica em uma fração de segundo”.
No final da miniaula visual, entra em ação uma lupa para comprovar que a pipoca é formada por bolhas de amido. O aumento chega a 250 vezes o tamanho normal e podemos observar a sua estrutura microscópica.
“Delicioso”, como conclui o texto do vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

CINCO DOS MAIS BELOS FERRARI.

  Reilin Joey é um director cinematógrafo holandês-inglês que vive em Amsterdão.  Nos últimos anos este jovem talento tem tido o privilégio ...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS