Há alguns meses a Boeing anunciou que, num trabalho conjunto com a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), havia convertido jatos de combate supersônicos F-16 aposentados em drones — aviões não tripulados, pilotados de terra.
O vídeo que você vai ver abaixo mostra a primeira vez em que um desses jatos, ainda em uso em diferentes versões por vários países do mundo, inclusive os EUA, decola de uma base aérea na Flórida, navega e aterrissa perfeitamente, com o cockpit vazio.
Inicialmente, os F-16 sem piloto, originalmente construídos por um concorrente da Boeing, a Lockheed Martin, servirão como alvos no treinamento e aperfeiçoamento de pilotos de caça, mas não se descarta que o futuro reserve outras tarefas para jatos de combate não tripulados.
O Pentágono está feliz com o sucesso da iniciativa e com a possibilidade de progressivamente conferir utilidade a milhares de jatos militares conservados em “cemitérios” de aeronaves, com custos de manutenção de centenas de milhões de dólares anuais.
Os primeiros F-16 transformados em drones vieram, todos, do “cemitério” anexo à base da Força Aérea de Davis-Monahan, no Estado do Arizona. Agora curtam o vídeo, que é narrado em inglês mas cujas imagens falam por si.
http://bcove.me/th5cnigw
Nenhum comentário:
Postar um comentário