Sinais de Problemas no Nervo Ciático
O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, sendo formado por várias raízes nervosas que vem da coluna vertebral. A localização do nervo ciático é do final da coluna, passando pelas nádegas, parte detrás das coxas, pernas e pés.
Quando existe compressão ou inflamação deste nervo, pode surgir a dor ciática que causa sintomas como dor intensa no fundo das costas, glúteo ou pernas, dificuldade em manter a coluna ereta e dor ao andar. Nestes casos é importante procurar um médico ortopedista ou fisioterapeuta para que ele possa orientar o tratamento adequado.
Principais sintomas de problemas no Nervo Ciático
Os principais sintomas relacionados com a inflamação ou compressão do nervo ciático podem incluir:
· Dor forte numa determinada região ou que se espalha ao longo do quadril e perna;
· Sensação de pontadas ou de "choque";
· Sensação de dormência ou formigamento numa das pernas;
· Fraqueza numa das pernas;
· Dificuldade em caminhar ou de permanecer de pé;
· Dificuldade em ficar sentado durante muito tempo.
Porém, muitas vezes estes sintomas estão associados a alterações na coluna, como hérnia de disco, espondilolistese ou mesmo artrose na coluna. Por esta razão, quando os primeiros sintomas surgem é muito importante consultar um médico ortopedista ou um fisioterapeuta, para que o problema possa ser identificado e adequadamente tratado.
Como é feito o Tratamento
Na maioria dos casos, o tratamento da inflamação ou compressão do nervo ciático envolve a realização de sessões de fisioterapia com um fisioterapeuta, nas quais são usados aparelhos que reduzem a dor e inflamação e são realizados exercícios e tratamentos para mobilização do membro.
Além disso, é também recomendada a aplicação de calor localizado sobre a região a tratar, e a realização de alongamentos para esticar e aliviar a compressão do nervo. Veja outros cuidados e opções caseiras para tratar o nervo ciático em Tratamento caseiro para nervo ciático.
Além disso, existem outras opções que também podem completar o tratamento, que incluem a realização de sessões de Acupuntura para alivio da dor e desconforto ou a realização de sessões de hidroterapia para relaxar e fortalecer os músculos e aliviar a dor. Quem sofre com este problema, atividades que proporcionem o alongamento dos músculos como Pilates ou Yoga são excelentes opções, que também acabam ajudando no tratamento.
Algumas vezes quando estes problemas estão associados a uma má postura, o fisioterapeuta pode também recomendar a realização de um tratamento chamado Reeducação Postural Global - RPG, no qual existe uma correção da postura e alongamento dos músculos responsáveis pela alteração postural.
Como prevenir a Dor Ciática
Para prevenir a dor ciática, deve ter em consideração as seguintes dicas:
· Fazer regularmente alongamentos, que estiquem os músculos das pernas e a coluna. Veja alguns alongamentos que pode fazer durante o dia de trabalho em 8 Alongamentos para combater a Dor nas Costas no Trabalho.
· Praticar exercícios que fortaleçam os músculos do assoalho pélvico, a parte interna das cochas e a coluna e quadril. Para trabalhar a parte interna das cochas deve deitar de barriga para cima, fletir os joelho e apertar uma almofada entre as pernas e para trabalhar as costas e coluna, deve deitar de barriga para cima, fletir os joelhos e levantar o quadril e o bumbum. Por fim, para fortalecer o assoalho pélvico deve praticar os exercícios de Kegel, veja como clicando aqui.
· Evitar o sedentarismo e praticar regularmente atividades como Yoga, Hidroginástica ou Pilates que fortalecem e alongam os músculos;
· Tentar manter a postura das costas correta e direita, mesmo quando sentado.
A dor ciática é geralmente um sintoma de outros problemas, como hérnia de disco ou compressão discal, além de também ser agravada por outros fatores como sedentarismo, cigarro e erros de postura.
Porque dói o nervo ciático na gravidez?
Durante a gravidez é comum o nervo ciático ser afetado devido ao eso da barriga e alteração do centro de gravidade da mulher. O que acontece é que a postura da mulher se altera, o que pode fazer com que passe a existir compressão deste nervo.
Quando isto acontece, a grávida deve procurar um médico ou fisioterapeuta, para iniciar o tratamento e minimizar os sintomas sentidos.
perverso pela sua falsidade cairá" (Provérbios 11:5).
Nenhum comentário:
Postar um comentário