ARQUIVO DO BLOG

GOOGLE, NETFLIX E TWITTER► CRITICAM QUEDA DA NEUTRALIDADE DA REDE NOS ‘EUA’.


Na tarde da última quinta-feira, 14, a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês) decidiu derrubar a neutralidade da rede, princípio que proibía operadoras de descriminar o acesso à internet dos usuários.
Logo depois, o mercado da tecnologia começou a reagir. 
Google, Netflix, Twitter, Airbnb e outras empresas e organizações se posicionaram publicamente contra a decisão, que pode, em tese, gerar consequências até para o Brasil.
Veja também:

A neutralidade da rede garante que as provedoras não limitem o acesso do usuário à internet com base no conteúdo que ele acessa. 
Pagando pela banda larga, você pode acessar YouTube, Netflix, Google, Facebook e qualquer outro site à vontade, todos os serviços têm o mesmo peso.
Mas com o fim da neutralidade da rede, operadoras podem passar a vender pacotes de internet por conteúdo. 
Por exemplo: um pacote só com Facebook e YouTube - quem quiser Netflix, vai ter que pagar mais caro ou comprar outro pacote sem YouTube.
Naturalmente, as empresas afetadas criticaram a FCC pela decisão. 
Em comunicado compartilhado pelo Engadget, o Google disse: "continuamos comprometidos com políticas de neutralidade", e "vamos trabalhar com outros apoiadores para promover proteções" à liberdade do usuário na internet.
O Twitter disse que o corte da neutralidade da rede é "um duro golpe" contra a "inovação e a livre expressão". 
Um porta-voz do Airbnb afirmou que a decisão da FCC é "errada e decepcionante". 
A Fundação Fronteira Eletrônica (EFF, na sigla em inglês), organização sem fins lucrativos que defende a liberdade da web, disse que este foi "um dos maiores erros da história da internet".
Já a Netflix usou o Twitter para se posicionar. 
"Estamos decepcionados com a decisão de cortar a neutralidade da rede, que guiou uma era sem precedentes de inovação, criatividade e engajamento cívico", comentou a empresa. 
"Este é o começo de uma longa batalha legal."
A "batalha legal" à que a Netflix se refere já começou. 
Após a decisão da FCC, diversos membros do parlamento dos EUA anunciaram uma movimentação para repelir a decisão e restaurar, na lei, o direito à proteção da neutralidade da internet.
Mike Doyle, representante do 14º distrito da Pensilvânia, disse que havia encaminhado ao presidente da FCC, Ajit Pai, uma carta com a assinatura de 118 congressistas que eram contra a queda da neutralidade da rede. 
Agora, Doyle diz que vai apresentar no congresso uma proposta de lei para repelir a decisão da FCC.
Outros representantes, como Jerry McNerney e Betty McCollum, já anunciaram apoio à proposta de Doyle. 
Enquanto isso, no Senado, Bernie Sanders, Patrick Leahy e outros parlamentares já se posicionaram a favor de uma intervenção no assunto para restaurar a neutralidade da internet na legislação dos EUA.
Como lembra o Engadget, o congresso dos EUA tem 60 dias úteis para reverter a decisão da FCC por uma votação em que ganha a simples maioria. 
Além dos 118 representantes que se manifestaram contra a FCC na carta do congressista Doyle, outros 39 senadores do Partido Democrata também enviaram uma carta própria a Ajit Pai condenando a decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

R$ 240 BILHÕES: VEREDITO DE ALEXANDRE DE MORAES SOBRE POUPANÇA ATINGE EM CHEIO BANCO CENTRAL E BANCO DO BRASIL.

  26/04/2024 às 9h21  Por: Lennita Lee Home  »  Agora  »  Banco Central: confira tudo sobre a autarquia   »  R$240 bilhões: Veredito de Alex...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS