A NASA divulgou novas medidas do corpo celestial feitas a partir do seu observatório em Porto Rico.
A NASA acaba de lançar novas imagens do asteroide Phaeton 3200, qualificado como "potencialmente perigoso", que em dezembro se aproximou a uma distância excepcionalmente curta do nosso planeta.
O objecto celestial foi captado pelo radiotelescópio Arecibo, localizado num observatório da agência no norte da ilha de Porto Rico.
Suas imagens em alta resolução revelam que o asteróide tem uma forma esferoidal e tem perto de seu equador uma grande concavidade, ou depressão, de várias centenas de metros de extensão.
Além disso, a NASA conseguiu observar que o asteróide é muito maior do que se pensava anteriormente: as medidas mostraram que o Phaeton tem um diâmetro de cerca de 6 quilómetros, é um quilómetro maior que as estimativas anteriores.
O observatório de Arecibo foi afectado pela passagem do furacão Maria, que em setembro passado varreu o território porto-riquenho.
Após alguns meses de inactividade, a instalação retomou a operação novamente, por isso foi possível captar estas imagens incomuns de Phaeton.
Fonte: RT
Nenhum comentário:
Postar um comentário