Quinta das Bageiras Espumante DOC Bairrada rosé 2015 | Mário Sérgio Nuno
7 euros
Um espumante bem feito, festivo e com uma capacidade de corte e resolução de proteína considerável. Dá bem conta do pequeno leitão, regenerando o palato a cada investida.
Soalheiro Primeiras Vinhas Alvarinho Monção e Melgaço DOC Vinho Verde 2016 | Soalheiro
15 euros
Vinho de grande talante enológico, perfil mineral e frescura notável. Harmoniza bem todas as variantes do leitão, ou mesmo o dito assado e consumido diretamente.
Marquês de Marialva Arinto Reserva DOC Bairrada branco 2016 | Adega Coop. Cantanhede
5 euros
Além de ser um exemplar notável da casta arinto, tem uma frescura que lhe permite fazer o corte a gorduras e temperos, equilibrando tudo na boca. Exemplar comportamento com o leitão assado.
Meruge DOC Douro branco 2016 | Lavradores de Feitoria
19 euros
Este vinho tem a um tempo corpo e elegância, como só o Douro consegue dar, quando entregue a boa mão enológica. Solução de grande conforto com o leitão à mesa.
Quinta da Alorna Arinto & Chardonnay DOC Tejo branco 2016 | Quinta da Alorna
8 euros
Belo vinho, à boa maneira dos clássicos de Almeirim, e a provar que o leitão assado gosta de experiências novas, logo que entregue a um vinho com a frescura adequada.
Volúpia DOC Bairrada branco 2017 | Caves Solar de São Domingos
6,50 euros
Sauvignon blanc, chardonnay e maria gomes compõem o lote deste vinho que conhece agora a novíssima colheita. Frescura, ambiente cítrico e mineral, bom amigo da mesa.
Casal da Coelheira regional Tejo branco 2016 | Quinta do Casal da Coelheira
7 euros
O Tramagal dá cartas com os seus vinhos sempre que o assunto é assado de carne. O leitão bem temperado, assado nos rigores da tradição, é relação para manter viva. Delícia.
Ribeiro Santo Automático DOC Dão branco 2017 | Magnum Vinhos
12 euros
O nome diz quase tudo, é um vinho de encruzado estreme, sem madeira, e em que todos os passos são de intervenção mínima. Andou muito bem com o leitão assado.
Quinta do Monte Travesso Vinhas Velhas Reserva DOC Douro branco 2016 | Bernardo Nápoles de Carvalho
15 euros
Um branco duriense que surpreende, com um perfil aromático floral e mineral e complexidade na boca. Harmoniza particularmente bem com leitão assado.
Valle de Passos regional Trás-os-Montes tinto 2015 | Quinta Valle de Passos
9 euros
Os granitos de Trás-os-Montes conferem notas salinas e minerais de grande frescura, resultando numa harmonização particularmente bem conseguida.
Quinta de Chocapalha Castelão regional Lisboa tinto 2015 | Soc. Agr. Mimosas
8 euros
Pouco conhecida e de certa forma mal-amada, a casta castelão está a conhecer momentos vibrantes da sua longa existência nos vinhedos nacionais. Adora assados e o leitão não é exceção.
Proibido à Capela DOC Douro tinto 2016 | Márcio Lopes
18 euros
Vinho feito a partir de uvas de uma vinha muito velha, com mistura de castas, cerca de dez por cento brancas. Muito original e saboroso com o leitão.
Fonte►https://www.evasoes.pt/comer/12-vinhos-para-acompanhar-com-leitao/
Fonte►https://www.evasoes.pt/comer/12-vinhos-para-acompanhar-com-leitao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário