◘ UMA CIDADE DESAPARECEU EM 30 SEGUNDOS► FOTOS DO DEVASTADOR TERREMOTO QUE SACUDIU A "ARMÊNIA" HÁ 30 ANOS.

Uma cidade desapareceu em 30 segundos: Fotos do devastador terremoto que sacudiu a Armênia há 30 anos
Um dia como este, no ano de 1988, tremores poderosos tiraram a vida de cerca de 25.000 pessoas e danificaram centenas de localidades armênias.
A cidade de Spitak se tornou ruínas em apenas 30 segundos, quando um terremoto de magnitude 7.0 atingiu o nordeste da Armênia há 30 anos. O desastre natural causou enormes danos materiais, deixou cerca de 25.000 mortos e cerca de 20.000 feridos .
Arménia, que na época fazia parte da União Soviética, foi atingido pelo terremoto catastrófico ao meio-dia no dia 7 de Dezembro de 1988. Os edifícios em Spitak, que estava ao epicentro do terremoto, começou a desmoronar instantaneamente. A cidade, de cerca de 18.500 habitantes, estava quase nivelada ao nível do solo em apenas 30 segundos .
No total, os fortes terremotos danificaram 21 cidades e 324 vilarejos, incluindo a segunda maior cidade da Armênia , Leninakan (agora chamada de Gyumri), que também foi parcialmente demolida pelo desastre.
"Houve um grande estrondo. Momentos depois, nós ouvimos vários tremores poderosos (...) O meu colega pensou uma guerra tinha começado , " lembra Mariam Karapetyan, que trabalhava em que o tempo em um jardim de infância, relata  o site russo Gazeta.
"Não conseguimos ver o céu e sentimos que tudo estava coberto de fumaça " , acrescenta Agram Stepanyan, que tinha 15 anos na época.
Equipes de resgate de toda a União Soviética vieram para ajudar os sobreviventes, limpar os escombros e evacuar os corpos. Várias equipes estrangeiras também se juntaram às operações. Nos primeiros dias foi possível remover 4.328 pessoas das ruínas: 1.440 estavam vivos. No total, cerca de 1.200 pessoas participaram das operações de resgate.
O mundo não ficou indiferente à tragédia armênia. A ajuda humanitária chegou de 111 países do mundo . A missão humanitária dos EUA foi liderada pelo filho do ex-presidente dos EUA George HW Bush, Jeb Bush.
Músicos de bandas de rock famosas como Deep Purple, Black Sabbath, Iron Maiden, Led Zeppelin, entre outros, contribuíram para a participação da Armênia. Em 8 de julho de 1989, um grande concerto de caridade foi realizado em Londres , Rock Aid Armênia , para apoiar as vítimas do terremoto de Spitak. Todo o dinheiro arrecadado foi alocado para a Leninakan e outras cidades afetadas.
Muitos países não pararam de prestar assistência nos anos seguintes, ajudando na reconstrução de áreas residenciais em Spitak, hospitais e escolas. Cerca de 45.000 construtores soviéticos participaram do programa de restauração das regiões armênias destruídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

ALERTA DE GOLPE: A MENSAGEM NO WhatsApp QUE NENHUM BRASILEIRO DEVE RESPONDER.

  Alerta de golpe: a mensagem no WhatsApp que nenhum brasileiro deve responder Criminosos usam selos falsos do Gov.br e links de atualizaç...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS