RECEITA ► REQUEIJÃO CASEIRO ► UMA DELICIA DA ROÇA.


O mineiro adora requeijão, principalmente aqueles tradicionais, caseiros, feitos na roça. Essa receita é puramente da roça.
1. Para cada 10 litros de coalhada você vai precisar de uns 5 litros de leite fresco, para o processo de lavagem da massa.
2. Coloque o leite cru em uma vasilha. Deixe em repouso até virar coalhada (em geral um ou dois dias, dependendo do clima).
3. Retire a camada de nata, ou seja, a gordura, e reserve para refogar a massa.
4. Escorra o soro, coloque a massa numa panela de fundo largo e leve ao fogo, com um pouco de leite, mexendo sempre, até esquentar bem.(foto ao lado da Cida Ferrer)
5. Vá escorrendo o soro, adicionando mais leite fresco, cozinhando, escorrendo de novo e repetindo esse processo até a massa ficar bem “lavada”, com uma consistência elástica e sem o sabor azedo.
6. Coloque para escorrer em uma peneira e reserve.
7. Em uma panela, coloque um pouco da manteiga, deixe fritar e acrescente a massa aos poucos, refogando e mexendo.
8. Se quiser uma textura mais macia, ou até cremosa, coloque leite aos poucos, mexendo sempre, com uma colher de pau, até que a mistura fique homogênea.
9. O ponto ideal é quando se levanta a colher cheia, e a massa escorre bem lisa.
DICAS
- Para cada 10 litros de coalhada você vai precisar de uns 5 litros de leite fresco, para o processo de lavagem da massa.
- A cor e o sabor do requeijão vão depender da fritura da nata. 
Para um requeijão mais branco, só esquente a nata, até começar a fritar, e coloque a massa
Se você prefere aquele requeijão mais moreninho, com gostinho mais acentuado, é só fritar bem a nata, até a morenice aparecer, antes de acrescentar a massa escorrida.
- Se você quer um requeijão light, é só diminuir a manteiga e refogar com mais leite.
Fonte da receita, exceto
foto:https://www.xapuri.info/gastronomia/requeijao-caseiro-delicia-da-roca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

O CONCORDE BRASILEIRO.

  Da era de ouro dos automóveis fora-de-série brasileiros, na década de 1970, restaram algumas obras-primas quase desconhecidas até mesmo en...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS