ARQUIVO DO BLOG

OS EUA AMEAÇAM DESTRUIR MÍSSEIS IRANIANOS QUE SÃO ENVIADOS PARA A VENEZUELA.

Uma bandeira iraniana perto de um sistema de mísseis durante um exercício militar, Irã, 19 de outubro de 2020.WANA (West Asia News Agency) / Reuters

Publicados:26 de outubro de 2020,

De acordo com uma autoridade do Departamento de Estado, o Irã já anunciou sua intenção de participar da venda de armas e "a Venezuela é um alvo óbvio porque esses dois regimes párias já têm um relacionamento".

O representante especial dos Estados Unidos para o Irã e a Venezuela, Elliott Abrams, afirmou que o governo dos Estados Unidos destruirá os mísseis iranianos de longo alcance se Teerã decidir enviá-los para a Venezuela.

"A transferência de mísseis de longo alcance do Irã para a Venezuela não é aceitável para os Estados Unidos e não será tolerada ou permitida", disse Abrams à Fox News . “Faremos todo o possível para impedir os embarques de mísseis de longo alcance e, se de alguma forma chegarem à Venezuela, serão eliminados lá”, acrescentou o funcionário do Departamento de Estado.

Nem Abrams nem outros funcionários do governo forneceram informações que corroborem a intenção do governo iraniano de vender armas ao país latino-americano em um futuro próximo, mas de qualquer forma não descartam que Teerã e Caracas possam colaborar nessa área.

Como Abrams explicou à mídia citada, “o Irã anunciou sua intenção de participar da venda de armas, e a Venezuela é um alvo óbvio porque esses dois regimes párias já se relacionam”, especialmente considerando que o governo de Nicolás Maduro já "Ele está pagando em ouro para comprar gasolina do Irã e há uma presença iraniana no país."

"O Irã enviou mísseis aos Houthis, então sabemos que eles estão prontos, dispostos e capazes de enviá-los para a Venezuela e outros compradores potenciais", disse o funcionário, que chamou "cada entrega de armas iranianas" desestabilizadora para "a América do Sul e os Caribe "e" especialmente perigoso para os vizinhos da Venezuela no Brasil, Colômbia e Guiana ".

Há pouco mais de uma semana, o Irã anunciou o levantamento de todas as restrições restantes à exportação e importação de armas e viagens de alguns iranianos, impostas pelo Conselho de Segurança da ONU. Como 18 de outubro de 2020 era o prazo para as proibições expirarem, seu levantamento foi automático e não exigiu nenhuma ação adicional.

·         As restrições foram levantadas de acordo com a Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU e o Plano de Ação Conjunto Global de 2015 (JCPOA), que cancelou uma série de sanções das Nações Unidas em troca de controles mais rígidos sobre o programa nuclear iraniano.

·         O governo Donald Trump foi contra o levantamento das sanções internacionais impostas ao Irã, mas não conseguiu convencer o Conselho de Segurança da ONU a estender o embargo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

R$ 240 BILHÕES: VEREDITO DE ALEXANDRE DE MORAES SOBRE POUPANÇA ATINGE EM CHEIO BANCO CENTRAL E BANCO DO BRASIL.

  26/04/2024 às 9h21  Por: Lennita Lee Home  »  Agora  »  Banco Central: confira tudo sobre a autarquia   »  R$240 bilhões: Veredito de Alex...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS