◘ O EVENTO DE RESCISÃO.

10 de junho de 2021: Algo grande pode estar para acontecer no sol. “Nós o chamamos de Evento de Término”, diz Scott McIntosh, físico solar do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica (NCAR), “e está muito, muito perto de acontecer”.

Se você nunca ouviu falar do Evento de Rescisão, você não está sozinho. Muitos pesquisadores também nunca ouviram falar dele. 

É uma ideia relativamente nova na física solar defendida por McIntosh e seu colega Bob Leamon, da Universidade de Maryland - Condado de Baltimore. 

De acordo com os dois cientistas, vastas faixas de magnetismo estão vagando pela superfície do sol. 

Quando bandas com cargas opostas colidem no equador, elas se aniquilam (ou “terminam”). 

Não há explosão; isso é magnetismo, não anti-matéria. No entanto, o Evento de Rescisão é um grande negócio. Ele pode dar o pontapé inicial no próximo ciclo solar em uma marcha mais alta.

Acima: Faixas magnéticas de carga oposta (vermelho e azul) marcham em direção ao equador do Sol, onde se aniquilam, dando início ao próximo ciclo solar. [ legenda completa ]

“Se o evento Terminator acontecer em breve, como esperamos, o novo Ciclo Solar 25 pode ter uma magnitude que rivaliza com os poucos principais desde o início da manutenção de registros”, diz McIntosh.

Isso é, para dizer o mínimo, controverso. A maioria dos físicos solares acredita que o Ciclo Solar 25 será fraco, semelhante ao anêmico Ciclo Solar 24, que mal atingiu o pico em 2012-2013. 

Os modelos ortodoxos do dínamo magnético interno do Sol favorecem um ciclo fraco e nem mesmo incluem o conceito de "exterminadores".

"O que posso dizer?" ri McIntosh. “Somos hereges!”

Os pesquisadores descreveram seu raciocínio em um artigo de dezembro de 2020 na revista Solar Physics . 

Olhando para trás mais de 270 anos de dados de manchas solares, eles descobriram que os eventos Terminator dividem um ciclo solar do próximo, acontecendo aproximadamente a cada 11 anos. Ênfase em aproximadamente . 

O intervalo entre os terminadores varia de 10 a 15 anos, e esta é a chave para prever o ciclo solar.

Acima: A previsão oficial para o Ciclo Solar 25 (vermelho) é fraca; McIntosh e Leamon acreditam que será mais como os ciclos solares mais fortes do passado.

“Descobrimos que quanto maior o tempo entre os terminadores, mais fraco será o próximo ciclo”, explica Leamon. “Por outro lado, quanto menor o tempo entre os terminadores, mais forte será o próximo ciclo solar.”

Exemplo: Sunspot Cycle 4 começou com um terminador em 1786 e terminou com um terminador em 1801, um período sem precedentes 15 anos depois. 

O ciclo seguinte, 5, foi incrivelmente fraco, com um pico de amplitude de apenas 82 manchas solares. Esse ciclo seria conhecido como o início do Grande Mínimo “Dalton”.

O Ciclo Solar 25 está se configurando para ser o oposto. Em vez de um longo intervalo, parece estar vindo na esteira de um muito curto, apenas 10 anos desde o Evento Terminator que iniciou o Ciclo Solar 24. 

Ciclos solares anteriores com intervalos tão curtos estiveram entre os mais fortes na história registrada.

Essas ideias podem ser controversas, mas têm uma virtude que todos os cientistas podem apreciar: são testáveis. Se o Evento de Término acontecer em breve e o Ciclo Solar 25 disparar, os “hereges” podem estar no caminho certo. Fique ligado nas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

PRODUÇÃO DO MORGAN "EV3" ARRANCA NO TERCEIRO TRIMESTRE.

  A Morgan anunciou uma parceria técnica com a Frazer-Nash Energy Systems, com vista à produção do seu EV3.   A visão da Morgan para o mundo...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS