Para substituir o icónico XK120, a Jaguar lançou, em 1954, o XK140, com várias alterações, de modo a melhor o automóvel e torná-lo mais confortável, com um espaço interior maior, travões melhorados, direcção de pinhão e cremalheira, maior alto em comparação com o solo e amortecedores telescópios.
Exteriormente as grandes diferenças residiam no facto de ter um para-choques maiores e os piscas da frente estarem montados na zona inferior da frente.
A grelha, apesar de manter o mesmo desenho, tinha menos barras verticais.
O motor que fazia locomover o XK140 era o mesmo do XK, um motor de seis cilindros em linha, com uma árvore de cames à cabeça e de 3,4 litros de cilindrada, desenhado por William Heynes.
De série, os XK140 vinham com as alterações do Special Equipment do XK120, com uma potência de 190cv às 5.500rpm
Disponível apenas no mercado norte americano, a versão XK140 MC vinha, de origem, equipado com a cabeça do motor dos C-Type, dois carburadores duplos SU H8, barras de torção mais rígidas, dois colectores e duas saídas de escape, sendo estas as especificações máximas para o XK140, desenvolvendo 210cv às 5.750rpm.
Estas mesmas alterações estavam disponíveis na Europa, mas a era designada por XK140 SE.
O exemplar presente neste artigo, com o chassis número #S812811DN, pertence aos raros exemplares produzidos do XK140 MC. Foi entregue ao concessionário Jaguar Cars of New York, a 11 de Outubro de 1956.
As fantásticas cores que tem hoje, o exterior em Arbour Green e o interior em Biscuit, são as mesmas que foram encomendadas na época, assim como os dois faróis de nevoeiro Lucas amarelos. Adicionalmente, este exemplar está ainda equipado com uma caixa manual de quatro velocidades com overdrive.
Recentemente restaurado pela Doc’s Jags, com o objectivo de poder participar nas Mille Miglia, mantendo o motor e a cabeça com que saiu de fábrica.
Foi ainda adicionado uma linha de escape totalmente em inox, travões de disco nas quatro rodas, jantes de raios Borrani e pneus Blockley. Ao contrário, foram retirados os para-choques da frente, de modo a dar um ar mais agressivo ao veículo.
No passado dia 27 de Janeiro foi levado a leilão pela RM Sotheby’s, em Scottsdale, sendo vendido por 168 mil dólares, cerca de 150.700 euros. Este valor foi superior à estimativa inicial, algo que deve ter acontecido devido à cor rara e atraente.
A acompanhar o automóvel seguiu a cobertura para o interior, para quando está parado, visto que este XK140 MC tem uma carroçaria Roadster, não tem qualquer protecção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário